O Diretor de Serviços Veterinários, Dr. Patrick Abakah disse, impõe “proibição total à importação de produtos de aves de capoeira de países vizinhos onde adoecem”.
“Também foi proibido o movimento de produtos avícolas dentro e das regiões afetadas nos distritos”, acrescentou.
A gripe H5N1 mata cerca de 5.811 pássaros naturalmente e o Serviço Veterinário também destrói cerca de 4.500 pássaros. Os avicultores têm esperança de dizer que as autoridades vão controlar isso rápido, então digam que não vão perderas aves.
O avicultor, Solomon Tei talk disse “agora, alimentar aves sozinho é muito caro e nós gastamos muito, então se não houver controle de espalhamento rápido, vá criar uma grande crise para nós”
Autoridades de saúde afirmam que a gripe aviária H5N1 afeta sete fazendas em Accra, na região central de Volta. Os ganenses dizem que não se preocupem com o controle da situação.
No entanto, devemos ter cuidado com o público em geral para relatar qualquer caso de morte incomum de aves domésticas às autoridades de saúde.
Este é o quarto recorde de surto de gripe aviária em Gana desde o primeiro caso, em 2015.
De acordo com o Ministério da Saúde, o vírus se espalhou dos países vizinhos Togo, Nigéria, Níger, Burkina Faso, Mauritânia e Senegal.