Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

Malásia suspenderá proibição de exportação de frangos de corte

A Agência de Alimentos de Cingapura disse que está buscando esclarecimentos sobre os detalhes

Malásia suspenderá proibição de exportação de frangos de corte

A Agência de Alimentos de Cingapura (SFA) disse no domingo (9 de outubro) que a Malásia suspenderá sua proibição temporária de exportação de frangos de corte vivos a partir de 11 de outubro. 

A agência disse que recebeu “notificação oficial” do Departamento de Serviços Veterinários da Malásia sobre o levantamento da proibição.

“Saudamos a retomada das importações de frangos de corte vivos e estamos buscando esclarecimentos sobre os detalhes”, disse SFA. 

O governo da Malásia havia proibido anteriormente a exportação de até 3,6 milhões de frangos a partir de 1º de junho em seus esforços para resolver problemas de oferta e preços de frango no país.

A proibição foi implementada após reclamações de escassez de oferta e aumentos de preços de frango, com alguns comerciantes vendendo suas aves acima do teto de preço para cobrir seus custos.

Explicando as restrições, o primeiro-ministro da Malásia, Ismail Sabri Yaakob, disse que a prioridade do governo era seu próprio povo e que as autoridades também investigarão alegações de preços de cartel. 

A Malásia exportou carne de aves no valor de US$ 18,9 milhões em 2020, tornando-se o 49º maior exportador do produto no mundo.

Seus principais mercados de exportação são Tailândia, Cingapura, Japão, Hong Kong e Brunei, segundo a plataforma de dados Observatory of Economic Complexity.

Cingapura importa cerca de 34% de seu suprimento de frango da Malásia, quase todo o qual é trazido como frangos vivos que são abatidos e resfriados localmente.

Para preencher a lacuna em meio à proibição de exportação da Malásia, Cingapura aumentou as importações de carne de frango da Tailândia e da Indonésia. 

Em agosto, o ministro da Agricultura e Indústrias Alimentícias da Malásia, Ronald Kiandee, disse que após um período de interrupções no fornecimento de frango no país, a situação se estabilizou após as medidas tomadas pelo governo. 

Ele acrescentou que a Malásia está em uma situação de excesso de oferta e agora pode exportar frangos para outros países. 

O presidente da força-tarefa contra a inflação da Malásia, Annuar Musa, acrescentou mais tarde que algumas fazendas na Malásia que criam frangos especificamente para exportação podem retomar a exportação em outubro após obter a aprovação do Ministério da Agricultura e Indústrias Alimentares.

“Apenas algumas fazendas destinadas à produção de frango podem começar a criar agora para fins de exportação. Mas eles não podem reduzir a produção existente ou a importação que foi permitida”, disse Annuar.

Diversificação

Como Cingapura continuará enfrentando interrupções no fornecimento de alimentos de tempos em tempos devido a fatores externos, a SFA disse que continuará credenciando mais fontes de frango e trabalhando com a indústria para diversificar. 

“Encorajamos as empresas a rever seus Planos de Continuidade de Negócios e diversificar ainda mais. Isso ajuda a indústria a se espalhar e reduzir seus riscos de interrupções no fornecimento.” 

Famílias e indivíduos também podem contribuir para a resiliência alimentar de Cingapura sendo flexíveis com as escolhas de alimentos e ingredientes, disse a SFA. Eles também podem mudar para produtos ou fontes alternativas quando necessário.