Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Conscientização

MAPA institui o "Mês da Saúde Animal" para fortalecer a conscientização

Objetivo da ação é preservar a saúde humana, animal e do meio ambiente por meio da abordagem da Saúde Única

MAPA institui o "Mês da Saúde Animal" para fortalecer a conscientização

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) lançou uma iniciativa para promover a conscientização sobre a importância da prevenção e do acompanhamento das doenças animais, bem como fortalecer a participação e o engajamento do setor pecuário. Nesta sexta-feira (19), foi publicada a Portaria nº 583, que estabelece o “Mês da Saúde Animal”, a ser realizado durante o mês de maio de cada ano. A campanha será coordenada pela Secretaria de Defesa Agropecuária.

O objetivo do “Mês da Saúde Animal” é preservar a saúde humana, animal e do meio ambiente por meio da abordagem da Saúde Única. Além disso, busca-se divulgar a qualidade sanitária e a segurança dos produtos brasileiros, promovendo maior confiança do consumidor, aumento do consumo e acesso a mercados.

A diretora substituta de Saúde Animal, Anderlise Borsoi, destaca a necessidade de fortalecer o engajamento, o conhecimento e a participação dos produtores e da sociedade em geral na preservação da saúde animal, devido ao avanço na ampliação das zonas livres de febre aftosa sem vacinação e ao aumento global da dispersão de outras doenças de grande relevância para a produção animal. Segundo ela, a criação do “Mês da Saúde Animal” proporcionará uma maior aproximação com produtores rurais, médicos veterinários e trabalhadores do setor pecuário, incentivando a participação na vigilância e prevenção de doenças.

Durante o “Mês da Saúde Animal”, serão realizadas campanhas de comunicação e publicidade em âmbito nacional, estadual e municipal, além de atividades informativas e educativas. Também estão previstas ações de atualização dos cadastros dos estabelecimentos rurais e das explorações pecuárias junto aos serviços oficiais de saúde animal.