Aproveitar os recursos naturais a nosso favor é um desafio, a cada dia mais ferramentas estão sendo desenvolvidas para esse fim e, assim, contribuem para um mundo melhor, porque agora mais do que nunca fica claro que não há Planeta B.
Nesse sentido, pesquisadores da Universidade de Southampton, no Reino Unido, mapearam usinas eólicas e solares distribuídas em todo o mundo em um mapa.
O mapa mostra os parques eólicos e solares mais importantes e sua capacidade aproximada de produção de energia.
Acesso gratuito a dados
Por exemplo, no final de 2018, foi calculado que o percentual estimado correspondente à contribuição da eletricidade global proveniente de painéis solares e turbinas eólicas representava 26%, constituindo assim as principais fontes atribuídas ao rápido crescimento de energia renovável.
Estratégia e colaboração
Para realizar o mapa, os autores obtiveram dados do projeto de mapeamento global colaborativo de acesso aberto OpenStreetMap (OSM). Assim, os pesquisadores extraíram registros de dados agrupados sob os rótulos solar e eólico, que foram contrastados com uma série de dados nacionais escolhidos para obter uma melhor apreciação da capacidade energética e gerar esse mapa com base nele. , apresentando os sites com plantas de produção de energia solar e eólica.
Para saber mais sobre o projeto, clique aqui.