Participação do MAPA nessas conferências destaca o compromisso do Brasil com a sustentabilidade na agricultura e a busca por soluções eficazes e inclusivas para os desafios agrícolas globais
Representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) estão participando ativamente da primeira Conferência Global sobre Transformação da Pecuária Sustentável, realizada pela FAO em Roma (IT) de 25 a 27 de setembro. O evento tem como objetivo promover discussões sobre inovações e estratégias para uma produção agropecuária mais eficiente, nutritiva, segura e acessível.
A conferência reúne membros da FAO, produtores, instituições acadêmicas e a sociedade civil para compartilhar informações e conhecimentos e debater como produzir de forma eficiente, com menor impacto ambiental e social, além de maior retorno econômico e equidade. O MAPA está apresentando ações e programas que promovem a inovação e a sustentabilidade na agropecuária brasileira.
Renata Miranda, secretária de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI/MAPA), representou o Mapa no painel de abertura, onde discutiu “Políticas para a Transformação Sustentável da Pecuária”. Ela destacou o trabalho de inovação e tecnologias sustentáveis que têm impactado a agropecuária brasileira, incluindo a Política Pública Setorial da Agricultura e Pecuária sobre Mudanças Climáticas, o Plano ABC+.
Renata Miranda enfatizou: “Nosso compromisso de mitigar as emissões de gases com efeito de estufa e de adaptação às mudanças climáticas, por meio do Plano ABC+, está em vigor em todo o país há 13 anos. Oferecemos aos agricultores mais de US$ 1 bilhão por ano em crédito rural exclusivamente para adoção de práticas sustentáveis. Temos políticas públicas pecuárias que nos direcionam para a eficiência climática.”
Participação em Conferência sobre mecanização sustentável
Além disso, a delegação do Mapa também participará da Conferência sobre Mecanização Sustentável, promovida pela FAO de 27 a 29 de setembro. O evento trará informações sobre inovações na eficiência, inclusão e resiliência dos sistemas de mecanização agrícola sustentável, especialmente em países em desenvolvimento.