Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Reestruturação

Mapa Reúne Representantes do Setor Agropecuário Mineiro para Estratégias de Recuperação e Conversão de Áreas Degradadas

Mapa Reúne Representantes do Setor Agropecuário Mineiro para Estratégias de Recuperação e Conversão de Áreas Degradadas

Na última sexta-feira (26/7), Belo Horizonte (MG) recebeu a Oficina sobre Ações de Recuperação e Conversão de Áreas Degradadas, promovida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O evento reuniu gestores públicos e representantes de instituições ligadas ao setor agropecuário mineiro com o objetivo de compartilhar e validar dados sobre a recuperação e conversão de pastagens no estado.

Minas Gerais possui aproximadamente 16 milhões de hectares que podem ser recuperados ou convertidos em sistemas agropecuários sustentáveis. A oficina tem como meta identificar ações e áreas prioritárias para a implementação do Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestais Sustentáveis (PNCPD), alinhado com o Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária 2020-2030 (Plano ABC+).

Éverton Augusto Paiva Ferreira, superintendente Federal de Agricultura de Minas Gerais, destacou a importância da oficina para o estado, enfatizando a necessidade de alinhar diretrizes e conhecer iniciativas já existentes para alcançar melhores resultados no agronegócio mineiro.

O evento contou com a participação de vários parceiros e entidades, incluindo a Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI/Mapa), o Instituto Cidadania e Sociedade (ICS), o Centro de Inteligência e Governança de Terras e Desenvolvimento Sustentável (CITE), e outras organizações.

A oficina faz parte de uma série de 10 encontros programados em estados com grandes áreas de pastagens degradadas. No dia 24 de julho, uma oficina similar foi realizada em Campo Grande (MS) e no dia 29 de julho, está agendado um encontro em Salvador (BA).

O PNCPD, criado em dezembro de 2023 pelo Decreto 11.815/2023, visa promover a conversão de pastagens degradadas em sistemas sustentáveis. Entre as atividades previstas estão a adoção de tecnologias sustentáveis, o mapeamento de áreas prioritárias, o financiamento a produtores rurais e o desenvolvimento de planos de negócios.

Rodrigo Almeida, coordenador-geral do Departamento de Reflorestamento e Recuperação de Áreas Degradadas (Deflo/SDI/Mapa), ressaltou que as oficinas são essenciais para construir diretrizes eficazes e promover práticas sustentáveis no setor agropecuário.