O pesquisador Maurício Antônio Lopes é o novo presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), de acordo com nomeação publicada nesta quarta-feira (10) no Diário Oficial da União. Ele assume o cargo deixado por Pedro Antônio Arraes Pereira, que pediu exoneração ao Ministério da Agricultura no final de setembro.
Segundo informações da Embrapa, Lopes é engenheiro agrônomo pela Universidade Federal de Viçosa-MG, tem mestrado em Genética pela Purdue University (EUA), doutorado em Genética Molecular pela University of Arizona (EUA) e pós-doutorado pelo Departamento de Agricultura da FAO-ONU (Roma-Itália). Atuou como pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, como gerente de agricultura da Kieppe Agropecuária, na Bahia, e como gerente de território da Purina Alimentos, no rio de Janeiro.
Ele é pesquisador da Embrapa desde 1989. Entre a principais funções que desempenhou na empresa estão a atuação como pesquisador em genética e melhoramento de plantas, líder do programa de melhoramento de milho e chefe de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa Milho e Sorgo, em Sete Lagoas (MG), além de articulador internacional da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, em Brasília, e chefe do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, também na capital federal.