Nesta sexta-feira (2), os contratos futuros do milho registraram uma queda de aproximadamente 1%, pressionados pela especulação de compras no início de um novo mês, de acordo com operadores do mercado.
Mesmo os contratos futuros da soja não conseguiram se manter em terreno positivo pela manhã, apesar das preocupações com a possibilidade de uma seca no cinturão agrícola do Centro-Oeste dos Estados Unidos voltarem a ser destacadas.
Os dados da Bolsa de Chicago (CBOT) mostram que o trigo também está encontrando dificuldades para estabelecer uma direção clara.
No caso do milho, seu desempenho tem sido bastante negativo ao longo de 2023. Segundo a Safras & Mercado, a commodity registrou uma queda de 24% no período, sendo que somente em maio a queda foi de cerca de 6,2%.
No entanto, é importante ressaltar que o mercado está indeciso nesta sexta-feira. Os investidores aguardam os dados sobre a criação de empregos nos Estados Unidos em maio (payroll).
Dessa forma, uma leitura positiva dos números, juntamente com o progresso nas discussões sobre o teto da dívida dos EUA no Senado, pode levar a uma recuperação das commodities agrícolas ao longo do dia.