Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Insumos

Milho em destaque

"Arvore do Conhecimento do Milho" acaba de ser publicada na Agência de Informação Embrapa. Foram dois anos de pesquisa.

Commodity brasileira estratégica entre os produtos de exportação, o milho está presente em todo o Brasil, seja em grandes empreendimentos rurais ou em propriedades que têm no cereal importante fonte de renda e de subsistência.  Atualmente, é a segunda maior cultura anual – depois da soja – e fundamental insumo de criadores de animais como matéria-prima de rações. Pela diversidade de usos e, principalmente, pelo valor socioeconômico que representa, o cereal é o tema da mais nova árvore do conhecimento publicada na Agência de Informação Embrapa, sistema desenvolvido com o objetivo de reunir e oferecer, de maneira mais simples e, ao mesmo tempo, completa, informações sobre diversos sistemas de produção.

Segundo o editor-técnico do conteúdo da Árvore do Conhecimento Milho,  pesquisador José Carlos Cruz, da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG),  trata-se do resultado de cerca de dois anos de trabalho, do qual participaram mais de 50 pesquisadores da Unidade e da Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro-RJ). “Sem dúvida, o milho é uma cultura muito abrangente e por isso procuramos oferecer informações diversificadas sobre ela”, explica. Irrigação, colheita, tratos culturais, pragas e doenças, manejo de solo, insumos e equipamentos, custos e rentabilidade são alguns dos aspectos abordados e facilmente encontrados nas formas de navegação hiperbólica da árvore (com visualização de conteúdos organizados em hierarquia, ou nós; em hipertexto, ou em serviço de busca).

Também estão reunidos na árvore links para conteúdos de outras instituições, que oferecem mais informações de suporte sobre o tema, como o Centro de Inteligência do Milho (CIMilho), desenvolvido pela Embrapa Milho e Sorgo e pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), onde podem ser encontrados dados atualizados sobre safras, estoques públicos de grãos, leilões eletrônicos e sobre a conjuntura agropecuária. Os informes produzidos pela Embrapa Milho e Sorgo também estão disponíveis na home, com destaque para o Grão em Grão e o Informe CIMilho.

Assim como as árvores do conhecimento Caju, Ovinos de Corte e Mangaba, a do Milho também vai atender – além das demandas da pesquisa – objetivos do Programa Mais Alimentos, do qual a Embrapa participa como parceira do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em apoio à agricultura familiar e à assistência técnica e extensão rural. Os temas desse programa estão relacionados às atividades agropecuárias da pequena produção e são importantes por contribuírem para o aumento da produtividade no campo.

Desde o início de 2011, esta é a sexta árvore do conhecimento publicada na Agência de Informação Embrapa, um produto de informação desenvolvido há 10 anos pela Embrapa Informática Agropecuária (Campinas-SP) e a Embrapa Informação Tecnológica (Brasília-DF), em conjunto com as demais Unidades de Pesquisa da Embrapa. “A agência é um instrumento de divulgação científica que se consolida cada vez mais e tem se firmado como referência de consulta”, comenta a editora da Agência de Informação Embrapa, Ana Leitão, da Embrapa Informação Tecnológica.

Segundo pesquisa realizada pela Embrapa Informática Agropecuária, cerca de um milhão de visitas foram registradas no site em 2010, o que corresponde a mais de nove milhões de páginas acessadas durante o período. Para o gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica, Fernando do Amaral Pereira,  a repercussão da Agência de Informação reforça o cumprimento de uma das metas da Unidade. “Trabalhamos em uma busca constante para levar conhecimento à sociedade por meio de variadas formas de fonte de informação”, afirma.

Hoje, são ao todo 20 árvores de cultivos (Açaí, Arroz, Banana, Caju, Cana-de-Açúcar, Castanha-do-Brasil, Centeio, Feijão, Manga, Mangaba, Milho e Trigo); de criações (Agronegócio do Leite, Ovinos de Corte e Suínos); e temáticas (Agricultura e Meio Ambiente, Bioma Cerrado, Espécies Arbóreas da Amazônia, Espécies Arbóreas Brasileiras e Reprodução animal) publicadas pela Empresa  na Agência de Informação Embrapa, disponível em www.embrapa.br/agencia.