O ministro da Agricultura da Ucrânia renunciou nesta quinta-feira, alegando motivos de saúde, um mês depois que a Rússia lançou uma guerra que forçou um dos maiores produtores de grãos do mundo a interromper a exportação de alguns produtos agrícolas.
Em uma mensagem na Internet, Roman Leshchenko disse que uma séria condição de saúde exigia que ele deixasse o cargo. Ele disse que estava se retirando “com o coração pesado, mas com fé sincera no restaurado Ministério da Política Agrária e Alimentação da Ucrânia”.
O parlamento da Ucrânia anunciou que os legisladores votaram para aprovar a nomeação do legislador sênior Mykola Solskyi como seu substituto.
Solskyi é amplamente visto como uma figura importante por trás das reformas que abriram o mercado de terras na Ucrânia no ano passado, levantando uma proibição de longa data à venda de terras agrícolas.
A reforma foi planejada pelo presidente Volodymyr Zelenskiy para abrir oportunidades de investimento no setor agrícola, embora a invasão da Rússia possa reduzir drasticamente a colheita de 2022 e as exportações na temporada 2022/23.