Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Peste Suína Africana

Ministro da Filipinas nega que há casos de PSA no país

Na semana passada um aumento da mortalidade de suínos colocou o país em alerta

Ministro da Filipinas nega que há casos de PSA no país

O secretário da Agricultura, William Dar, divulgou no domingo que o governo já identificou a doença que causou a recente morte de suínos na província de Rizal, e afirmou que definitivamente não é Peste Suína Africana (PSA).

Dar, no entanto, se recusou a revelar a causa das mortes  porque eles não querem criar pânico entre as pessoas. “Sabemos da doença, mas ainda não divulgamos porque não queremos criar pânico. A indústria de suínos é hoje de 260 bilhões. Estamos administrando, contendo e controlando ”, disse o ministro.

Ele disse que o governo precisa do apoio de todos e que as autoridades estão fazendo de tudo para conter a doença. O Departamento de Agricultura (DA) está dando assistência em dinheiro aos criadores cujos suínos tiveram que ser abatidos. Além disso, DA alertou os criadores de suínos sobre a maneira imprópria de descarte de suínos.

Houve incidentes relatados em Antipolo, Rizal, onde carcaças foram enterrados perto das fazendas. “Isso não é permitido. Nós alocamos locais adequados para o descarte. Se for descartado nos quintais, a possível doença pode se espalhar. Esse não é o processo adequado”, disse Dar. “É por isso que temos muito cuidado em dizer que doença é. Temos que ser informados de muitas maneiras quanto aos resultados, antes de deixamos o público saber”, acrescentou.

O DA ainda falou sobre as estatísticas de mortalidade em Rodriguez, Rizal, onde cerca de 600 suínos domésticos morreram, enquanto cerca de 1.800 a 2.000 suínos foram afetados no raio de 10 quilômetros do marco zero, seguindo o protocolo da agência. Pelo menos mil suínos foram confiscados pelo Departamento de Veterinária da cidade de Antipolo.