Redação (05/09/07) – Hoje, os 16 técnicos russos reúnem-se com os técnicos brasileiros no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Eles serão recebidos pelo secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Inácio Afonso Kroetz, e assistirão a apresentações dos diretores do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), do Departamento de Saúde Animal (DSA), além do coordenador Geral de Apoio Laboratorial (CGAL). Após a reunião, devem definir os roteiros de visitas a campo.
A viagem dos russos ao Brasil foi acordada nas reuniões ocorridas em Moscou, em junho e julho deste ano, das quais participaram o secretário de Defesa Agropecuária (SDA), Inácio Kroetz, acompanhado pelo diretor do Dipoa, Nelmon Oliveira da Costa. Na ocasião, foi identificada a necessidade da elaboração de um memorando de entendimento sobre temas zoossanitários, que será desenvolvido em Brasília. A missão atual, originalmente composta por técnicos russos da área animal e da área vegetal, acabou restringindo-se à primeira. O departamento de assuntos vegetais russo remarcou a visita ao Brasil para novembro. Por enquanto, passarão por outros países da América Latina.