Através da empresa subsidiária Precision Planting, a Monsanto inicia neste mês as vendas de equipamentos com o conceito de “Agricultura de Decisão”, que auxiliam nas decisões do plantio e geram ganhos de até 99% na colheita.
Em entrevista exclusiva ao DCI, o gerente de desenvolvimento de negócios de Precision Planting da companhia, José Galli, conta que foram investidos US$ 250 milhões na aquisição da subsidiária para que a Monsanto, empresa distribuidora de sementes, pudesse ingressar no mercado da agricultura de precisão – termo utilizado para definir o conceito de monitoramento rígido das lavouras.
Oito produtores já utilizam a tecnologia para testes na região do Mato Grosso e a comercialização será feita em parceria com a Stara, empresa de implementos agrícolas.
“Estamos lançando agora no Brasil e pretendemos intensificar vendas no Mato Grosso, Bahia e Paraná. Entendemos as margens baixas das commodities como oportunidades para que os produtores invistam em otimização e redução de custos”, completa Galli.
Para o produtor
A El Tejar, uma das principais companhias produtoras de commodities da América do Sul, utiliza a tecnologia nos cultivos de soja, milho e algodão, em municípios mato-grossenses como Primavera do Leste e Diamantina. Entre a primeira e segunda safras, somadas, a empresa mantém cerca de 130 mil hectares no Brasil.
“Nos foi oferecida a ferramenta no ano passado e vamos utilizar nesta safra novamente. O aproveitamento do plantio, conhecido como coeficiente de plantabilidade, chega bem próximo de 100%, contra 70% ou 80% de um plantio comum”, avalia o diretor de operações da El Tejar, Edson Vendruscolo. Segundo ele, o equipamento faz com que seja reduzido o potencial de perdas na lavoura.
Na mesma linha, o produtor de soja e milho Rodrigo Raiter, destaca a melhoria na decisão sobre a velocidade do plantio e a precisão que se aproxima muito dos 100%.
Com 800 hectares de plantio para cada cultura, Raiter afirma que continuará utilizando a tecnologia até 2017.
Custos
Vendruscolo conta que a manutenção periódica tem sido feita pela Monsanto e após este período de testes serão tratadas as questões comerciais. “Até o momento utilizamos a ferramenta acoplada a plantadeiras da John Deere. Ainda não foram estabelecidos valores de venda, sabemos que o investimento traz retorno, mas agora precisamos medir a viabilidade”, enfatiza o diretor.
Questionado sobre o custo, o executivo da Monsanto diz que os valores serão estabelecidos de acordo com os padrões da lavoura e da plantadeira adquirida pelo produtor. Para dar uma base, o executivo da El Tejar diz que uma plantadeira custa em média R$ 380 mil.
“Agricultura de Decisão”
Este conceito desenvolvido pela Precision Planting une ferramentas de gestão com produtos e aplicativos de organização de dados.
“Ao longo da safra, o agricultor toma de 40 a 50 decisões sobre o manejo da terra. A forma que encontramos de ajudar neste processo foi trazendo a plataforma com equipamentos norte-americanos que fazem todo o mapeamento do plantio e geram dados que serão importantes para as decisões posteriores em relação à lavoura”, explica o executivo da Monsanto.
A linha de equipamentos é formada pelo monitor de plantio SeedSense, o aplicativo Field View, o distribuidor de sementes eSet/vSet, o sensor Wavevision e o controlador de população de sementes por sessão (RowFlow) ou por linha (VDrive). Todos os equipamentos podem ser instalados em plantadeiras disponíveis no mercado de implementos.
“Temos redução de até 10% no coeficiente de variação de plantio e melhoria na distribuição de sementes”, diz Galli.
Na agricultura de precisão é comum o uso de aplicativos para que o agricultor tenha acesso a informações dos equipamentos pela internet, em tempo real. No caso da Precision Planting, através do Field View o produtor consegue visualizar possíveis falhas no plantio, duplicidade de sementes, velocidade adotada durante a operação, espaçamento, etc.
Expectativas
Como a comercialização teve início neste mês, a Monsanto ainda não estruturou expectativas de mercado concretas. “Somos novos no mercado de equipamentos, precisamos utilizar o primeiro ano para construir essa estimativa”, diz Galli.
A Precision Planting foi criada em 1993, mas só foi adquirida pela Monsanto em meados de 2012.
Na avaliação global da organização, a projeção é crescer entre 15% e 17% no ano fiscal de 2015, com um fluxo de caixa livre entre US$ 2 bilhões e US$ 2,2 bilhões. As perspectivas de crescimento da empresa estão ancoradas na continuidade do seu principal negócio: o segmento de sementes.