Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Geral

Museu do Suíno inaugura nova sede com mais de 25 mil peças

São cinco salas onde são apresentadas etapas da suinocultura, desde a domesticação do suíno, sua evolução, raças, granjas, abate caseiro e industrial e outras utilidades.

Museu do Suíno inaugura nova sede com mais de 25 mil peças

Criado em 05 de outubro de 2005, o Museu de Suíno, localizado no munícipio de Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul, busca resgatar, preservar e divulgar a história da suinocultura. Desmitificando o animal e divulgando suas utilidades e curiosidades a fim de incentivar a criação e o consumo de carne suína. O local recentemente passou por uma ampla reforma e recentemente a nova sede foi inaugurada. Atualmente são mais de 220 m2 de área construída que abrigam cinco salas onde são apresentadas etapas da suinocultura, desde a domesticação do suíno, sua evolução, raças, granjas, abate caseiro e industrial e outras utilidades. São mais de 25 mil peças em exposição. De acordo com o médico veterinário especialista em suínos, Hiran Castagnino Kunert, o acervo não para de crescer e novas ampliações deverão ser feitas no local futuramente.

O Museu do Suino é um trabalho de mais de 35 anos de Kunert, que sem suporte financeiro, sempre usou seus recursos próprios. O local é cadastrado no Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e é reconhecido pelo Mesc. “Qualquer pessoa pode ajudar o museu. Temos interesse em qualquer objeto relacionado à suinocultura. As doações são devidamente cadastradas e colocadas nas salas específicas”, explica o médico veterinário.