Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Frango Halal

Na Austrália, comunidade muçulmana se manifesta após relatório sobre aves com certificação halal

Australian National Imams Council divulgou relatório que descobriu que o método de abate não era adequado para consumo halal

Na Austrália, comunidade muçulmana se manifesta após relatório sobre aves com certificação halal

Alguns muçulmanos australianos estão confusos sobre se o frango que consomem é permitido pelas leis islâmicas após a divulgação de um relatório sobre o processo de abate de carne de frango na Austrália.

O Australian National Imams Council (ANIC) divulgou recentemente um relatório que descobriu que o método de atordoamento atmosférico controlado – onde os frangos perdem a consciência ao serem expostos a uma mistura de gases antes de serem abatidos – não era adequado para consumo halal. 

O relatório concluiu que a maioria das aves não apresentou sinais vitais após a insensibilização e antes do abate. 

De acordo com as regras islâmicas, os animais devem estar vivos e saudáveis no momento do abate.

Rosel Najem, uma muçulmana que mora em Wagga Wagga, no sul de Nova Gales do Sul, está confusa sobre se os produtos que ela comeu no passado são aceitáveis.

A Sra. Najem não sabe em quais informações confiar.

“Se uma organização como essa afirma que a carne que classificamos como halal agora não é halal, se você não pode confiar nela, isso faz com que você questione qualquer outra coisa”, disse ela. 

“Esta semana, fomos vegetarianos e [comemos] frutos do mar nesta fase, até o esclarecimento.”

O Conselho de Coordenação Islâmica de Victoria é a maior agência de certificação halal do país. 

O chefe de assuntos da sharia do conselho, Bekim Hasani, disse que o relatório deveria incluir mais detalhes sobre as diferentes técnicas de insensibilização usadas pelos matadouros.

O Dr. Hasani diz que a maioria dos abatedouros usa o método certificado halal de atordoamento em banho-maria, no qual as aves ficam inconscientes após serem imersas em um banho elétrico de água.

Ele diz que muitos muçulmanos que vivem em países ocidentais, como a Austrália, não entendem a diferença entre banho-maria e atordoamento atmosférico controlado.

A maioria dos matadouros tem certificação halal e nenhum deles usa atordoamento atmosférico controlado, diz o Dr. Hasani.

“Todos eles usam atordoamento em banho-maria”, disse ele.

Em um comunicado, a Federação Australiana de Conselhos Islâmicos levantou preocupações sobre o relatório da ANIC, afirmando que havia inspecionado apenas um local em um dia. 

Foi questionado como todos os matadouros poderiam ser declarados como haram – proibidos – com base no processo de auditoria.  

Negociações

Em comunicado, a ANIC disse que o acesso a vários matadouros foi recusado e só poderia funcionar com uma instalação que permitisse o acesso.

Em seu relatório, a ANIC disse que estava se envolvendo com a Comissão Australiana de Concorrência e Consumidores (ACCC) para discutir medidas que poderiam ser tomadas contra a alegada propaganda falsa e rotulagem de produtos halal.

A ACCC disse que teve algum envolvimento com a ANIC sobre alegações de alegações halal falsas e enganosas.

A ACCC disse que as pessoas preocupadas com a integridade de um produto com certificação halal devem entrar em contato com o organismo de certificação relevante.