Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Suínos

Nova associação regional

Suinocultores de Pinheiro do Vale (RS) retomam atividades da associação local após reunião. A Acsurs apóia a entidade.

Nova associação regional

No dia 17 de setembro foi realizada uma reunião no Salão da 3ª Idade do município de Pinheirinho do Vale, com o objetivo de serem retomadas as atividades da Associação de Produtores de Suínos de Pinheirinho do Vale, cidade localizada próximo a Frederico Westphalen.

Na ocasião, que contou com a presença do Presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs), Valdecir Luis Folador, mais de 120 pessoas participaram das definições do futuro da entidade.

Roque dos Santos, suinocultor desde 2008, é o Presidente da associação local, tendo assumido o cargo em junho deste ano. Para Roque, o principal objetivo da entidade é realizar ações e atividades ligadas ao meio-ambiente, ou seja, a realização de projetos que envolvam dejetos suínos. “Para realizar estes projetos que estamos planejando, estamos contando com o apoio da Secretaria de Agricultura do município”, destaca Roque.

Ainda, segundo Roque, a entidade que é filiada à Acsurs foi criada em 2006 e, atualmente, o município de Pinheirinho do Vale conta com 82 suinocultores. “A atividade suinícola é a mais lucrativa dentro da agropecuária em nosso município. Por este e outros motivos, há vários suinocultores querendo ampliar suas produções. Hoje, ninguém mais fala em crise por aqui”, enfatiza Roque.

No ano de 2009, Pinheirinho do Vale foi um dos 20 municípios gaúchos que mais produziram suínos para abate sob o Serviço de Inspeção Federal (SIF), tendo produzido 67.312 suínos.