No dia 06 de outubro, tendo por local o Pavilhão da Schweinfest, em um evento organizado pelo Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Nova Candelária, juntamente com a Secretaria Municipal da Agricultura e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, fundou-se a Associação dos Suinocultores de Nova Candelária.
Na abertura do encontro o vice-presidente do Sindicato, Arcênio Paulo Grub, destacou a importância da organização dos suinocultores para defenderem seus interesses como produtores. Na sequência, o Chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Elir Paulo Pasquetti, fez um breve relato da evolução da suinocultura de Nova Candelária e região, destacando a participação da Emater/RS-Ascar neste processo. Em seguida, o Prefeito Municipal Renato Antônio Muller falou sobre a importância econômica da suinocultura para o município e sobre as ações que a Administração Municipal vem desenvolvendo junto ao setor.
Posteriormente o presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul – Acsurs, Valdecir Luis Folador fez uma palestra sobre os Cenários da Suinocultura e as Ações da Acsurs. Em sua manifestação tambem reforçou a necessidade da organização dos suinocultores através das Associações e do diálogo com as empresas integradoras, visando atender às demandas dos produtores de suínos.
Em seguida, houve algumas manifestações favoráveis à criação da Associação em Nova Candelária. Pronunciaram-se o Secretário Municipal da Agricultura, Jorge Luiz Steiger, os vereadores Waldemar Aloísio Eisermann e Carlos Alberto Dick, os quais destacaram a importância da organização dos suinocultores. Já o representante da Alibem, o médico veterinário Fabrício Ruchel afirmou que a Integradora vai apoiar a decisão dos suinocultores.
Na sequência, a plenária aprovou por unanimidade a criação da Associação dos Suinocultores de Nova Candelária. Aprovou também o estatuto da entidade e foi eleita a primeira diretoria da Associação, a qual ficou assim composta:
Presidente: Jorge Luiz Steiger;
Vice-Presidente: Jorge Antonio Scherer;
1º Secretário: Waldemar Aloísio Eisermann;
2º Secretário: Roque Thewes;
1º Tesoureiro: Hélio Baumbach;
2º. Tesoureiro: Valdomiro Baumbach;
Conselho fiscal titular: Roque Haas; Fábio André Heuert e Gilmar Eckert;
Conselho fiscal suplente: Leandro Haas e Altair Matick;
Coordenador Técnico: Jandir André Erthal.
Por fim, estabeleceu-se o valor da taxa de inscrição de R$ 20,00 para associar-se e ficou estabelecido o prazo de até 30 de novembro de 2011 para os suinocultores se associarem. Para a surpresa dos organizadores, 85 suinocultores associaram-se no ato.