Redação AI 20/06/2005 – Uma nova epidemia de gripe avícola foi registrada no Vietnã com a morte de pelo menos seis mil aves em uma fazenda na província de Ben Tre, sul do país, confirmaram neste sábado, dia 18, fontes veterinárias.
Os frangos morreram dentro de um período de quatro dias, o que obrigou as autoridades a sacrificarem outras 700 aves no final de semana passado declarou Mai Van Hiep, diretor do departamento de veterinária da província, situada 150 quilômetros ao sul da cidade de Ho Chi Minh, a antiga Saigon.
Hiep declarou que mostras das aves acusaram a presença do vírus causador da gripe do frango, o H5N1, e que registrou a última epidemia no Vietnã em abril. Autoridades sanitárias vietnamitas divulgaram que um número indeterminado de pessoas, hospitalizadas pela gripe do frango, podem ter sido contagiadas por outros pacientes.
No entanto, o diretor do Instituto Nacional de Higiene e Epidemiologia esclareceu que é necessário fazer mais investigações antes de se chegar a uma conclusão. A Organização Mundial de Saúde (OMS) advertiu a comunidade internacional de que, caso não seja controlada, a gripe do frango pode se transformar em uma epidemia de proporções catastróficas.
Morreram no Vietnã, desde que surgiu o diagnóstico do vírus, em janeiro de 2004, 38 pessoas. Vietnã, Camboja (com quatro vítimas fatais), Tailândia (com 12) e Indonésia são as nações do Sudeste Asiático que enfrentam problemas com a gripe avícola.