Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Política

Novo ministro da Agricultura diz que lobby é "legítimo"

Quando deputado federal, Mendes Ribeiro (PMDB) apresentou projeto sobre regulamentação da atividade.

Novo ministro da Agricultura diz que lobby é "legítimo"

Confirmado ontem como novo ministro da Agricultura, o deputado Mendes Ribeiro (PMDB-RS) afirmou que o lobby é uma “questão legítima, que todo mundo faz”.
Ele é autor de um projeto de lei que permite aos lobistas circularem livremente pelo Congresso.
Um dos motivos que levaram à demissão do ex-ministro Wagner Rossi da Agricultura foi o livre acesso de um lobista às dependências da pasta, além de suspeitas de pagamento de propina e irregularidades em licitações.
Com pouca experiência na área agrícola e rural, Mendes Ribeiro afirmou que pretende “aprender muito” com ex-ministros da Agricultura, inclusive com seu antecessor.
Disse que sua prioridade será “ouvir, ouvir e ouvir”. Em sua primeira entrevista após ter sido confirmado no cargo, ele fez vários elogios a Rossi e disse que irá procurá-lo nos próximos dias.
“Tenho muito que aprender. Quero aprender com ele [Rossi]”, disse, contando que também deve se encontrar com outros ex-ministros da Agricultura.

Seu nome foi confirmado no final da noite de anteontem, em encontro no Alvorada entre a presidente Dilma Rousseff e o vice, Michel Temer. A pasta é cota do PMDB e o ministro demissionário foi escolha pessoal de Temer.
Ontem pela manhã, Dilma ligou para Mendes e fez o convite. Como a presidente estava em São Paulo, ele se reuniu com a ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil), que divulgou nota confirmando a indicação. A posse está marcada para segunda-feira.
Hoje, Dilma e Mendes Ribeiro se reúnem em Brasília.
Ao falar com a imprensa, Mendes rebateu a pergunta sobre a experiência na área afirmando vir de um Estado com tradição agrícola e pecuária, o Rio Grande do Sul.
O novo ministro disse ainda que as investigações na pasta e na Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) cabem aos órgãos apropriados para investigação. “Faxina? Eu vou tratar é da Agricultura”, disse ele.

Projeto
O projeto de regulamentação do lobby é de fevereiro deste ano e ainda não foi apreciado. Ele prevê que representantes de empresas privadas tenham direito a crachá, com acesso livre às dependências da Câmara.
Mendes Ribeiro disse à Folha que fez o projeto aconselhado pelo vice-presidente da República Michel Temer, quando presidia a Câmara.
O novo ministro da Agricultura é advogado e fez sua carreira política sem grande envolvimento com questões do campo. Com base eleitoral na capital gaúcha, está em seu quinto mandato na Câmara dos Deputados.