Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Pesquisa e Desenvolvimento

Novo teste confirma a equivalência de DL-Metionina (DLM) e DL-Hidroxi-Metionina (HMTBA) sobre o desempenho de frangos de corte

O Schothorst Feed Research Institute, na Holanda, acaba de realizar um estudo comparando as duas principais fontes de metionina, DL- Metionina (DLM) e Hidroxi-Metionina (HMTBA).

O Schothorst Feed Research Institute, na Holanda, acaba de realizar um estudo comparando as duas principais fontes de metionina, DL- Metionina (DLM) e Hidroxi-Metionina (HMTBA). Frangos de corte Ross 308 foram alimentados com quatro dietas, formuladas de acordo com as recomendações da Aviagen 2010: -20%,-10%, adequados, e + 10% (dieta de crescimento), usando DLM ou HMTBA. As aves alcançaram boas taxas de conversão, desempenhos semelhantes para ganho de peso e conversão alimentar, qualquer que fosse o nível de metionina utilizado (Tabela 1).

O cálculo da eficiência da metionina, baseado em mg de metionina necessária para obter um grama de peso corporal, mostrou que a HMTBA teve uma eficiência similar a DL-Met quando utilizado baixos níveis de metionina, mas uma eficácia superior em níveis elevados na fase de crescimento e no período total (0-28 dias) – Figura 1.
Tomando a eficácia da DL- Metionina como referência, o valor biológico de HMTBA na fase de crescimento variou de 98,6% (-10% de metionina que o usual) a 102,8% (10% de metionina usual).

Este estudo evidencia que tanto HMTBA quanto DLM, quando suplementados numa base equimolar e em níveis totais práticos de aminoácidos sulfurados, são igualmente eficazes na melhoria da performance dos frangos de corte de até 28 dias.

Isto confirma os resultados de dois estudos recentes obtidos no Bangkok Animal Research Center (BARC), em Bangkok, na Tailândia*. O primeiro, realizado em frangos Ross 308 de até 35 dias, mostrou que ambas as fontes de metionina poderiam sustentar semelhante ganho de peso, consumo de ração e conversão alimentar durante o período inteiro, qualquer que fosse a recomendação de perfil de aminoácido utilizado (Lemme et al. 2010 ou Rhodimet Nutrition Guide, 2013).

O segundo comparou as duas fontes de metionina em dietas com diferentes densidades de nutrientes, utilizando a mesma razão aminoácido/energia. Como esperado, as especificações nutricionais afetaram significativamente o desempenho dos frangos, mas não foram observadas diferenças entre DLM e HMTBA nas performances das aves, independentemente da densidade de nutrientes.

Em conjunto, esses três estudos – obtidos em dois institutos de pesquisa independentes e igualmente renomados – confirmam que, quando usado em dietas práticas, mesmo em diferentes situações, DLM e HMTBA são fontes de metionina equivalentes sobre o ponto de vista biológico. Esses testes e outros resultados científicos sobre a absorção e conversão, respondem e concluem a questão que vinha sendo alvo de debate em todo o mundo já há quase três décadas.

*Referências dos dois ensaios realizados pelo BARC:
M. K. Nonis, S. Srinongkote, R. Maillard, and Y. Mercier. Effects of dietary methionine sources on broiler performance. 2013, PSA Annual meeting, San Diego, California, July 22-25. P317.

Y.G. Liu and J. Hayat. Broiler Study shows full efficacy of methionine hydroxyl analogue. 25th Australian Poultry Science Symposium, Sydney, Australia, February 2014

Sobre o Grupo Adisseo
O Grupo Adisseo é um dos maiores fabricantes de soluções nutricionais para animais no mundo. Desenvolve, fabrica e comercializa as seguintes famílias de aditivos para rações: Rhodimet®, aminoácido essencial aos animais monogástricos (aves, suínos, etc.); Metasmart® e Smartamine®, linha exclusiva de metionina para ruminantes; Rovabio®, complexo enzimático que propicia a melhora da digestibilidade de matérias-primas; Microvit®, linha completa de vitaminas; e Selisseo®, primeira seleno-metionina-hidroxi-análoga pura.

A Adisseo emprega 1.700 pessoas no mundo inteiro, e possui 6 divisões de pesquisa e desenvolvimento e 2 unidades de produção na França e na China. Através de sua rede global de distribuição, a Adisseo atende a mais de 2.500 clientes em mais de cem países. Em 2013, o faturamento do Grupo foi superior a 1 bilhão de Euros.

O grupo Adisseo é uma das principais subsidiárias da China National Bluestar, player essencial da indústria química chinesa, com 30.478 colaboradores e faturamento de 6,9 bilhões de Euros.