A integração de novos negócios e um mercado com preços competitivos foram fatores fundamentais para a Bachoco fechar o último trimestre de 2020 com lucros quase cinco vezes superiores aos dos últimos três meses de 2019. A empresa teve um bom ano de 2020 e fechou o acumulado anual com vendas de 68.791 milhões de pesos, um aumento de 11,6% em relação ao ano anterior.
Apesar das recentes pressões de custos, as receitas do mercado norte-americano foram as que mais cresceram (15,1%), enquanto as vendas no México tiveram um aumento de 10,2%. O segmento que mais cresceu no ano foi o de outros, que inclui carne suína, (23,8%), enquanto o de aves teve aumento de 10,3%.
Entre outubro e dezembro, a empresa registrou um lucro líquido de 720,3 milhões de pesos (mp), 570,5 milhões de pesos a mais que no mesmo período de 2019, quando registrou 149,8 milhões de pesos. As vendas no México foram as que mais cresceram (26,3%), enquanto nos Estados Unidos as receitas cresceram 7,6%, pressionadas por “condições desafiadoras” que afetam os preços das commodities, principalmente para pernas e coxas.
“Durante o último trimestre de 2020, observamos alguns ajustes na demanda como resultado das condições de quarentena que prevaleciam em alguns setores”, disse Rodolfo Ramos Arvizú, CEO da Bachoco, citado no relatório financeiro do quarto trimestre enviado à Bolsa de Valores Mexicana de Valores.
“No entanto, consideramos que a indústria também se adaptou a estas novas condições. Dessa forma, foi possível obter um bom equilíbrio entre oferta e demanda, o que resultou em preços competitivos para o período ”, acrescentou.
Isso fez com que o fluxo operacional – ou Ebitda, por sua sigla em inglês – registrasse um crescimento de 379,6%, situando-se em 2.451,3 milhões de pesos no último período do ano.
O negócio de aves – que representou 88% das vendas da Bachoco no quarto trimestre do ano – registrou 18,4% mais receita do que em 2019, enquanto as vendas do segmento outros subiram 46,3%, reflexo da integração da Sonora Agropecuaria ( SASA), na qual a empresa investiu 2.000 milhões de pesos.