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O cliente é o patrão? - por Fernando Raizer

Esse tema é bastante abordado em todos os treinamentos para sensibilização do pessoal quanto ao fato de saber quem realmente paga o nosso salário.

Esse tema é bastante abordado em todos os treinamentos para sensibilização do pessoal  quanto ao fato de saber quem realmente paga o nosso salário. Sim , é obvio que o Cliente é o nosso patrão. Se ele não ficar satisfeito com os nossos Produtos e Serviços , a Fábrica  perde a razão de existir , pois não haverá Vendas…

Porém o tema merece um pouco mais de reflexão.

Por estranho que possa parecer, esse lema se  levado ao extremo causa o efeito justamente contrário ao objetivo de se manter um negócio competitivo , e que atenda bem ao Cliente.

Muitas vezes , a ansia de  “atender o Cliente a qualquer preço” gera uma situação perversamente acumulativa  de práticas que acabam levando a um estado no qual a empresa deixa de ser competitiva.

E o que é pior:  Frequentemente a prática de “ atender o Cliente a qualquer preço”  é usada para mascarar ou compensar deficiencias internas , desde  erros de processo  , falta de produtividade , capacidade de produção ou logística de entregas…..

Está bem claro que “ O Cliente é o Patrão” ….   desde que a empresa  possa continuar a atende-lo com  Produtos de boa percepção de Qualidade  e Desempenho , Serviços , e Preço justo.

Os mercados  AGRI  e PET são  extremamente sensíveis a esses tres fatores: Percepção de Qualidade ,  Preço justo , e  Serviço ( e  nesse ultimo está incluso tornar o produto disponível no local  e tempo que o Cliente deseja –   tanto faz que o destino final seja uma loja Pet ou um comedouro de granja.).

Há uma boa diferença entre o que você está fazendo ,  e o que realmente você tem potencial para fazer

Muitas vezes  existe uma percepção um tanto errônea  da importância relativa da fábrica no contexto do custo total.

É um fenômeno perfeitamente natural para a direção da empresa   : – aquilo que mais sangra o caixa e  tem maior repercussão no custo final acaba recebendo quase toda a atenção.-     é o caso dos insumos- materias primas  macro , premixes e embalagens

Na verdade , se considerarmos que  pelo menos 75-80% do custo do produto passa por dentro da fábrica , convém olharmos  melhor o que  a fabrica significa

A pura verdade é que se  qualquer coisa de errado ocorrer  no processo de fabricação , o custo em perda de vendas e perda da imagem é altíssimo.

A coisa começa no projeto da fabrica.

Um projeto mal feito gera uma operação ineficiente , e muito pouco se pode fazer com boas práticas de gerenciamento para reverter essa situação no futuro.

Não vamos abordar aqui e agora o chamado “ dever de casa” quando se elabora um projeto de fabrica.

Vamos partir da premissa que você já pegou o bonde andando , e está à testa de uma operação fabril  que necessita urgentemente de mais manutenção ,  gastos para adequação às Boas Práticas , uma nova e mais eficiente automação , melhores controles ,  e um ou outro investimento que iria atender melhor as demandas de Vendas  por produtos diferenciados ,e  melhor serviço aos Clientes

Sem querer transmitir receitas simplistas , mas me arriscando um pouco:

1. A primeira coisa que você tem que realmente mudar é o seu modo de pensar- e o seu modo de pensar influencia as suas atitudes.   E quando você muda as suas atitudes , você influencia os seus subordinados  , a Diretoria , ou o dono do negócio.

“  Pense que 75%do custo total de produção passa por dentro da fábrica –  o que você e sua Equipe  fazem aí dentro  se   reflete diretamente nos resultados  da Empresa – a fábrica é importante  !!! ”

2. A  partir do momento que você estiver seguro que está realmente pensando desse modo , certifique-se que o seu pessoal está pensando  da mesma forma- isso vale desde o Controle de Qualidade até o pessoal da Limpeza.

Nesse momento começarão à surgir as atitudes pró ativas que mudam situações de impasse.

3. Pare de choramingar e seja profissional. Se você precisa de mais verbas para manutenção , demonstre isso através de planos para reduzir horas paradas  e falhas da programação , que geram mal serviço ao campo.

Mostre  com controles bem feitos que o custo progressivo para o conserto de um determinado equipamento já ultrapassou o ponto de substituição por um novo. 

Se você necessita de mais espaços , sejam eles horizontais ou verticais , apresente um plano de expansão  e justifique em base aos custos adicionais de processo  nos quais a Empresa está incorrendo.  Resista à tentação de fazer improvisações -excesso de “ criatividade” gera soluções que duram pouco – e não atendem as expectativas à médio ou longo prazos.

A Diretoria às vezes pode parecer insensível , mas não é burra. Cabe a você , e só a você vender o peixe da maneira correta.  No frigir dos ovos , todos nós somos vendedores ,  e vendemos principalmente ideias.  Insista , Insista , – e Insista !

4. Exija o mesmo profissionalismo  daqueles que se reportam a você.  Um Supervisor de Manutenção que não sabe explicar porque gasta tanto em determinada área ou em equipamento , então não merece essa posição.  

Esteja cercado de gente competente , pois em ultima análise  a sua Equipe é quem determina o que você é .

5. Não trabalhe apagando fogo , na base do quebra /conserta/despede/contrata. Mesmo que não seja exigido isso de você , faça um orçamento ( budget) de gastos  anual  detalhado por mês  , desde Manutenção até Despesas Gerais de Fabrica. Saiba quanto custa uma hora de extrusão ou peletização     – sim !   O custo é por hora.! Se você tiver metade da produtividade esperada para uma determinada situação, o custo per ton será  praticamente o dobro….

6. Tenha  em Vendas e no  Formulador os seus  aliados.  
Faça-s parte da solução , e não dos problemas .

Você vai precisar do endosso formal deles para justificar uma melhoria em um processo térmico , um novo tipo de matriz para a extrusora  ou peletizadora ,  um novo e mais eficiente tipo de martelo revestido para a moagem  que contribua  para o DGM adequado, um adicionador de líquidos , etc. etc , etc….

7. Use aquilo que os outros tem de melhor – você não é especialista em tudo. No Programa de Treinamento dos seus funcionários ( você tem um programa  ,   …correto???) , peça ajuda da Formulação e da Garantia da Qualidade  nas palestras aos operadores .  O salário não é o único fator motivante de um colaborador –  a sua atenção é fundamental , e nada melhor que um Programa de Treinamento  funcionando bem para demonstrar que você dá valor à sua Equipe.

8. Convide o pessoal  de vendas para visitar a fábrica  , use consultores que são disponibilizados  por fornecedores de premix , aminoácidos , vacinas ,  acidificantes…..

9. Se você ainda não sabe , aprenda imediatamente a fazer um calculo de retorno de investimento , uma rede PERT , uma análise de problemas . Mantenha-se atualizado com cursos , congressos e tudo o mais que possa contribuir para o seu desenvolvimento e o desenvolvimento da sua Equipe.

Principalmente : Multiplique para o seu time o que você está aprendendo.

Para qualquer coisa que custe dinheiro, ao fazer a solicitação encaminhe junto uma planilha com o benefício esperado , e o seu compromisso que aquilo vai acontecer.

Na falta de grandes taxas de retorno  sobre o investimento , justifique o que a fabrica precisa embasado na argumentação da GARANTIA DA QUALIDADE e PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS AO CLIENTE   –    e faça isso de uma maneira formal , com  pelo menos uma ANÁLISE SENSITIVA  bem feita como alicerce para a sua solicitação.-  fale a linguagem da Diretoria.

Quando falar em oportunidades de redução de custo , tenha o cuidado de expressar isso em R$ / ano….

10. Especial atenção para a Saúde e Segurança dos seus funcionários.

Gastos para eliminar ou reduzir condições inseguras e insalubres são obrigação do empregador , e você como Gerente tem responsabilidade profissional , civil e criminal quanto a isso.  Certifique-se de registrar adequadamente todos os Treinamentos e Orientações feitas à sua Equipe , e obtenha o “ Ciente” de cada um dos participantes.

Seja gentil porem firme contra orientações que induzam cortes de gastos naquilo que é básico.  Já vi operações cortando despesas com máscaras contra pó e lubrificantes para as máquinas, por incrível que isso possa parecer. O prejuízo  futuro  advindo desse tipo de ação é enorme.

Se você já está fazendo tudo isso , e mais alem , temos a certeza de que vai conseguir apoio para o que a fábrica necessita. SUCESSO !

Fernando Raizer – Raizer Consultoria Empresarial, Projetos e Treinamento Ltda. E-mail : [email protected]