Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

O preferido do final de ano

<p>Com a chegada das festas natalinas cresce a procura pela carne suína entre os brasileiros.</p>

Redação (06/11/06) – O brasileiro pode ainda não estar preocupado com o que vai comer nas festas de fim de ano, mas os produtores de suíno estão. E comemorando. O motivo da alegria é o aumento da procura desse tipo de carne no período.

Pouco consumida durante todo o ano, a venda de carne de porco dispara por causa do réveillon. E uma das razões para esse crescimento pode ser a superstição. Ao contrário das aves, que ciscam para trás, o porco fuça para a frente o que, para muitos, significa sorte na virada do ano.

Mas, em geral, o consumo de suíno ainda é baixo no Brasil. Enquanto no mundo ele responde por 44% do total de carne consumida o boi, 29%, e o frango, 23% , no Brasil o porco amarga o terceiro lugar, com apenas 15% da preferência dos consumidores.

Aqui, a grande estrela é o boi, com 52%, seguido pelo frango, com 34%. O porco sempre teve a carne cercada de preconceitos, seja pela quantidade de gordura, pelo colesterol ou por motivos religiosos.

Vale lembrar que os judeus não comem carne de porco por considerá-la impura.

Na cozinha
Na hora de assar a carne, a mesma técnica serve para pernil, lombo ou paleta. O que muda é o tempo de preparo. Os primeiros 10 minutos devem ser de forno a 230 C. Depois, a temperatura é reduzida para 180 C e fica assim até completar o tempo.

Segundo o livro de técnicas de culinária da maior escola de gastronomia do mundo, a Le Cordon Bleu, o porco deve assar entre 30 e 35 minutos para cada 450g de peso.

Então, com base no peso da peça inteira, calcule o tempo total dentro do forno. Recomenda-se comer carne de porco sempre quando estiver muito bem passada.

Porco agridoce

Ingredientes
Para o porco
400 g de lombo em cubo
sal e pimenta a gosto
1 ovo ligeiramente batido

1 xícara de chá de amido de milho
5 colheres de sopa de óleo
1 pimentão verde picado
1 pimentão vermelho picado
1 cebola em pétalas
1 maço de cebolinha em talos
2 xícaras de abacaxi em cubos

Para o molho
1 colher de sopa de extrato de tomate
1/2 xícara de chá de vinagre branco
2 colheres de sopa de amido de milho
copo americano de água
2 colheres de sopa de açúcar

Modo de preparo:
Tempere o lombo com sal e pimenta. Passe no ovo, no amido de milho e frite numa panela com óleo quente. Reserve. Em outra panela, aqueça o restante do óleo e frite os pimentões, a cebola, o abacaxi e a cebolinha até ficarem crocantes. Em uma tigela, misture o vinagre, o açúcar e o extrato de tomate. Leve ao fogo. Adicione o amido de milho dissolvido na água e espere engrossar. Cubra o lombo, o abacaxi e os legumes com o molho.