Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Otimismo

<p>Com firme demanda por grandes importadores como o Japão e Hong Kong, suinocultores da Tailândia apostam em aumento nas exportações.</p>

Redação SI 03/08/2005 – As exportações de carne suína devem aumentar significativamente em 2005 e 2006 graças ao esperado aumento da demanda por grandes importadores como o Japão e Hong Kong. Esta é avaliação da Associação para Exportação dos Produtores e Processadores de Suínos.

A expectativa do setor é de que as exportações de carne suína fresca e cozida atinjam 15.000 t neste ano com receita de 25 bilhões de baths tailandeses (US$ 605,033 milhões). O volume superaria o objetivo inicial de 12.500 t e ainda estaria acima das 10.982 t embarcadas no ano passado. Para 2006, o grupo projeta exportações de até 20.000 t, segundo o presidente da associação, Boonpeng Santiwattanatam.

Nos primeiros seis meses deste ano, as autoridades japonesas aprovaram as importações de mais de 10 processadoras de carne tailandesas, elevando fortemente o volume das exportações do país. No primeiro semestre, o país exportou 6.880 t com receita de 1,15 bilhão, aumento de 52% e 79%, respectivamente, sobre o ano anterior, segundo Boonpeng.

Além disso, a suspensão das importações de carne de porco da província chinesa de Sichuan – por causa de uma doença que afeta suínos e já causou a morte de 36 pessoas – também deve impulsionar as exportações da Tailândia. Isso porque é forte a possibilidade de que o país venha a substituir a região como fornecedora de suínos, avalia o presidente da associação.

Boonpeng disse esperar que o Japão também abra uma cota especial de 1.200 t para importar carne cozida suína da Tailândia para ajudar o país que depois de afetado por tsumanis em 26 de dezembro, sofre prolongado período de seca. Com base nestas informações, reafirma o presidente da associação tailandesa, as exportações devem ter significativo aumento neste e no próximo ano. As informações são da Dow Jones.