O Brasil possui uma das maiores áreas de produção rural do mundo, ocupando cerca de 3,3 milhões de quilômetros quadrados com agricultura e pecuária, segundo o último Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ocupando 38% do território nacional e movimentando 8% do Produto Interno Bruto (PIB), a agropecuária necessita constantemente de inovação em produtos veterinários, com soluções práticas para o dia-a-dia.
Pensando nisso, a INOVAVET comercializa produtos com tecnologias inovadoras e avançadas que agregam ganhos produtivos e econômicos para os pecuaristas, ao mesmo tempo em que cuidam do bem-estar animal. O último lançamento da empresa vem da França e é inédito no Brasil: o Secure Pig, um feromônio sintético, substância química similar a que é produzida pelas glândulas sebáceas da porca após o parto. Essa substância é capaz de enviar uma mensagem sensorial que permite reduzir o estresse e adaptar melhor os leitões ao manejo exigido pela suinocultura, como desmame, formação de lotes e transporte, contribuindo para o aumento do bem-estar animal e da produtividade.
O Nutri P é uma pré-mistura de aditivos aromatizantes, composto por extratos vegetais à base de polifenóis ricos em taninos hidrolisáveis, obtidos por um processo de extração natural e adequado para a nutrição das aves e suínos O produto da INOVAVET é versátil e fácil de usar, administrado via ração. O Nutri P reduz a peristalse intestinal, desacelera a passagem de alimentos, permitindo melhor absorção de água e nutrientes; além disso, é um potente antioxidante e antibacteriano natural que atua no controle de clostridioses e salmoneloses. Entre os principais benefícios destacam-se o controle da flora intestinal, melhora na consistência das fezes, redução do uso de antibióticos e a melhora da resposta imune.
Além do Secure Pig e Nutri P, a empresa também comercializa o Orego Stim, produto obtido pela destilação do óleo da planta híbrida Origanum vulgare ssp. hirtum. Ele substitui o uso de antibióticos, e funciona contra bactérias Gram + e Gram -, sem provocar resistência. Os dois componentes principais – Carvacrol e Timol – desorganizam a camada lipídica da parede celular quebrando as proteínas de ligação da parede celular, resultando em um desequilíbrio de água e e consequente morte da célula. Dessa forma, é impossível para a bactéria desenvolver resistência a essa ação, diferente dos antibióticos.
Segundo o diretor da INOVAVET, Ari Caldeira de Almeida, a gama de produtos oferecidos pela empresa tem um objetivo claro. “Desenvolvemos e comercializamos produtos veterinários inovadores que aumentam a produção dos clientes e consequentemente trazem ganhos econômicos, mas prezamos sempre pelo bem-estar animal, nossa preocupação é não deixar resíduos nos animais, nem no ambiente”, comenta Almeida.