Da Redação 07/12/2004 – Com a perspectiva de um aumento de 10% em relação ao ano passado, tanto na produção quanto nas vendas, o Natal deste ano deve ser o melhor desde 2001 para uma empresa que trabalha com perus. Líder da produção nacional, atende os mercados interno e externo. No ano passado, o setor abateu 19 milhões de aves.
Para que o produto esteja na mesa do consumidor, a preparação começa já no mês de maio e só agora, no começo de dezembro, é que todo esse trabalho tem fim. “Como é uma ave congelada temos um período de produção. Não há necessidade de produzi-la toda num mês. Não teria estrutura de frigorífico, capacidade de criação para se fazer toda a produção concentrada num mês. Então, iniciamos ao longo do período, no mês de maio – dependendo do volume a ser produzido – , que se estenda de novembro até meados de dezembro”, diz Nadir Cervelin, gerente de produção.
Nos aviários, as fêmeas ficam até 120 dias para engorda enquanto o macho, até 160. Para o mercado interno são destinadas as fêmeas. A explicação está no peso que pode atingir um peru macho em torno de até 13 quilos, ideal para a produção de embutidos e outros produtos industrializados. A fêmea, que chega a ter 9 quilos, é a preferida para ir direto às mesas e ceias natalinas.