Trabalhos de pesquisa foram premiados no encerramento das atividades da Conferência FACTA WPSA Brasil. A iniciativa entregou o tradicional Prêmio Lamas para os melhores trabalhos inscritos nas categorias Nutrição, Sanidade, Manejo e Outras Áreas.
Mais do que premiar, o Prêmio objetiva divulgar ao setor os resultados do intenso trabalho de pesquisa e de experimentação desenvolvidos em Universidades e Centros de Pesquisa de todo o País, a fim de responder às questões levantadas pelo próprio setor produtivo nas diversas áreas especializadas na produção e processamento de produtos avícolas.
“Tivemos uma grata surpresa em ver trabalhos de alto nível sendo apresentados. Com o avanço da tecnologia, os sistemas vão ficando cada vez mais complexos e os estudos têm que acompanhar toda essa modernidade. Alguns trabalhos desenvolvidos já estão em prática em grandes empresas e isso demonstra o nível das apresentações e a importância do Prêmio Lamas para a atividade avícola. Mas o mais importante é ver essa geração de pesquisadores jovens sendo apoiados pelos seus professores e incentivados a participarem do Prêmio, isso é fantástico. Nós que somos de outra geração, ficamos muito contentes em ver a vibração desses jovens”, salienta Paulo César Martins, membro do Conselho Técnico da FACTA e da comissão do Prêmio Lamas.
O nome do Prêmio é uma homenagem ao Prof. Dr. José Maria Lamas da Silva, respeitado técnico da avicultura brasileira, mestre da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais e formador de centenas de técnicos hoje militantes na avicultura brasileira.
Confira os resultados:
Sanidade
Vencedor oral: “Diversidade molecular, dinâmica populacional e história evolutiva do vírus da bronquite infecciosa no Brasil” – Vagner Ricardo Lunge, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Simbios Tecnologia.
Menção honrosa: “Estratégia ‘Atrai-infecta’ para o manejo de alphitobius diaperinus panzer (coleóptera: tenebrionidae) em aviários comerciais” – Marla Juliane Hassemer, Departamento de Zoologia, Universidade de Brasília (UnB).
Vencedor pôster: “Detecção rápida de Salmonella Enteritidis, Typhimurium e Heidelberg em amostras de aves por PCR em tempo real” – Vagner Ricardo Lunge, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Simbios Tecnologia.
Vencedor pôster: “Avaliação do mecanismo de Quorum Sensing entre bactérias ácido láticas contra Salmonela Heidelberg” – Ana Carolina Izidoro de Moraes, Universidade Estadual Paulista.
Nutrição
Vencedor oral: “Efeitos da adição de carvacrol, cinamaldeído e capsaicina sobre a digestibilidade da dieta e desempenho de frangos de corte” – Marcos Antonio Nascimento Filho, Esalq/USP, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia.
Menção honrosa: “Estudo sobre a utilização de níveis supranutricionais de vitaminas em diferentes rações sobre o desempenho de frangos de corte” – Diana Suckveris, Esalq/USP, DSM Nutritional Products Brazil.
Vencedor pôster: ‘Metabolismo de nutrientes em poedeiras brancas e marrons com fitase na dieta” – Maitê de Moraes Vieira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Vencedor pôster: “Adição de queratinase em dietas contendo inibidores de tripsina previne a hipertrofia do pâncreas de frangos de corte” – Sabrina Castro Palma, Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina.
Produção
Vencedor oral: “Simulação do impacto produtivo e econômico da retirada de antibióticos promotores de crescimento da ração de frangos de corte” – Kátia Maria Cardinal, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Menção honrosa: “Programa prático de modelagem: funções de potência” – Rodrigo Pereira Cassiano, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
Vencedor pôster: “Efeito do ambiente térmico no perfil bioquímico de galinhas poedeiras em final de postura” – Wellington Santos, Fundação Universidade Federal da Grande Dourados, Instituto Federal Farroupilha.
Vencedor pôster “Comprimento do bico e envergadura de asa determinam o período de nascimento dos pintos de corte dentro da janela de eclosão” – Gabriel Carvalho Ripamonte, Universidade Estadual Paulista.
Outras áreas
Vencedor oral: “Predição de peso final para abate em frangos de corte”, Angélica Signor Mendes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Menção honrosa: “Efeitos da manipulação térmica pré-natal sobre parâmetros bioquímicos de pintos de corte” – Aloísio Alkmim Oliveira Filho, Universidade Federal da Bahia.
Vencedor pôster: “Comportamento e bem-estar de frangos de corte alimentados com probiótico” – Ianê Correia de Lima Almeida, FMVZ/Universidade Estadual Paulista, FACTA.