Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Piana destaca protagonismo do Paraná na produção de alimentos em evento da Ocepar

Piana destaca protagonismo do Paraná na produção de alimentos em evento da Ocepar

O governador em exercício do Paraná, Darci Piana, destacou o papel de liderança do estado na produção de alimentos durante um evento realizado na sede do Sindicato e Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), em Curitiba, nesta segunda-feira (1º). O evento contou com a participação do ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, que ministrou uma palestra sobre as perspectivas do agronegócio brasileiro.

Piana ressaltou que o bom desempenho econômico do Paraná, especialmente no setor agroindustrial, é um dos principais fatores para o crescimento do estado. Em 2023, o PIB do Paraná cresceu 5,8%, o dobro da média nacional, com o agronegócio estadual crescendo 26%, em comparação a 15% no restante do Brasil.

“Estamos mostrando para o Brasil e para o mundo que temos um papel central na construção da segurança alimentar do planeta, com aumento na produtividade e na industrialização, com desenvolvimento sustentável. Dar condições para os produtores e cooperativas plantarem e produzirem, tornando o Paraná supermercado do mundo, é uma prioridade desta gestão, que tem se confirmado”, afirmou Piana.

Roberto Rodrigues destacou o sucesso do sistema cooperativo paranaense como um exemplo de liderança no setor. “O Paraná conseguiu, por meio das cooperativas, levar a produtividade do campo para a mesa das pessoas, para a cidade e para outros países, por meio das exportações. É um bom exemplo do uso da tecnologia, da digitalização e da sustentabilidade em prol do aumento da produção”, disse Rodrigues.

Perspectivas do Agronegócio

Durante sua palestra, Rodrigues discutiu os desafios e as oportunidades para o agronegócio paranaense e brasileiro. Ele enfatizou que, devido à demanda global por alimentos, a produção agrícola global precisa crescer 20% nos próximos dez anos, enquanto o Brasil, por seu papel na economia mundial, deve crescer cerca de 40%. Nos últimos 30 anos, o Brasil quadruplicou sua produção agrícola, mas ainda enfrenta desafios significativos para alcançar as metas futuras.

Para atingir esses objetivos, Rodrigues apontou a necessidade de melhorias em infraestrutura, políticas de preços e seguro rural, comércio internacional e diversificação da produção. “O Brasil tem uma condição extraordinária para liderar esta mudança, especialmente pelo cenário de segmentação energética, já que o País já é um exemplo na produção de energias renováveis. Esta condição, aliada à nossa vocação para o agronegócio, também é capaz de gerar ainda mais empregos e renda para o País”, completou Rodrigues.


Foto: Gabriel Rosa/AEN