A Pif Paf Alimentos celebra a quinta conquista do prêmio de melhor projeto de Círculo de Controle de Qualidade (CCQ), divulgado no Grande Encontro da União Brasileira para a Qualidade (UBQ), realizado nos dias 26, 27 e 28 de outubro, em Belo Horizonte.
Na empresa, o objetivo do programa é estimular os participantes a buscarem soluções simples e inovadoras, capazes de atuar na causa raiz de problemas complexos.
A participação no CCQ é voluntária e os grupos são formados por colaboradores, pertencentes à mesma área ou não.
Os projetos têm como foco a melhoria contínua do negócio, considerando processos industriais, sustentabilidade, produtos, condições de trabalho, redução de custos, aumento da receita, entre outros pontos.
“Esse resultado nos orgulha muito, pois reforça o compromisso do nosso time com a inovação e a excelência em nossos processos. Somos pentacampeões!”, destacou Rodrigo Coelho, CEO da Pif Paf Alimentos. Nenhuma outra empresa conquistou a premiação tantas vezes no Grande Encontro da UBQ.
O projeto vencedor da Pif Paf Alimentos (Eliminando Perdas) foi desenvolvido pelo grupo Fênix, composto pelos colaboradores Lorena Ferreira, Thamires Andrade, Adimilson Romão, Edenilson Amaral, Jussara de Abreu e Glauciene Rigueira.
O objetivo do projeto era reduzir perdas de matérias-primas e produtos semiacabados. O projeto identificou as perdas e setores envolvidos e apresentou soluções para cada situação, o que garantiu a redução de 17% das perdas e uma economia projetada de R$ 150 mil anual.
Para garantir a manutenção das conquistas obtidas com o projeto, as soluções foram padronizadas e as equipes passaram por treinamentos.
De acordo com Glauciene, da área de Segurança do Trabalho da unidade de Viçosa, a diversidade do grupo, composto por profissionais de diferentes áreas, permitiu olhares distintos sobre um mesmo aspecto.
“Eu não imaginava o quanto a participação no projeto seria enriquecedora. A Equipe Fênix contou com pessoas de diferentes setores. Este foi o nosso maior desafio, mas, ao mesmo tempo, o motivo de o projeto ter dado tão certo. Juntos conseguimos ter outros olhares e novas percepções sobre um mesmo problema”, destaca.
Premiação
Durante o encontro foram apresentadas, reconhecidas e premiadas as melhores práticas de gestão da qualidade de organizações renomadas de todo país, que utilizaram conceitos, ferramentas e metodologias da qualidade (Lean, Melhoria Contínua ou CCQ) em seus processos para torná-los mais eficientes e produtivos.