Ao longo dos 35 anos de existência, a entidade esteve presente nos momentos de maior importância no cenário das políticas do agronegócio paulista. Estamos vivendo uma nova realidade na agricultura moderna e globalizada, exigindo uma nova postura das lideranças e das entidades que representam o setor da produção primária e principalmente dos segmentos que sustentam alimentos essências para a população de um modo geral, diz o presidente da entidade, Valdomiro Ferreira Júnior.
Diante desse quadro, a diretoria da APCS, biênio 2003/2004, propõe um plano de Trabalho, com objetivos, metas e ações bem definidas, para que possamos ser analisados e avaliados durante esse próximo período de 24 meses de gestão administrativa, frente aos interesses da Associação Paulista de Criadores de Suínos. Nossa missão como agentes do processo é fazer uma associação interativa, onde o processo de informações preciso e rápido, traga suporte e alternativas para os suinocultores associados, diz.
A pirâmide das metas a serem efetuadas durante a gestão será alicerçada em três tópicos:
– SUPRIMENTO
– TÉCNICAS NA PRODUÇÃO
– COMERCIALIZAÇÃO E MARKETING
– Agir frente aos órgãos competentes, a inclusão de programas de incentivo de milho para as atuais áreas de pastagens no estado;
– Buscar junto a institutos de pesquisa, alternativas para utilização de leveduras na composição nutricional de nossos animais;
– Desenvolver um Programa de Controle da Produção dentro e fora do estado, para mensurar as necessidades e criação de estoques estratégicos conforme a realidade. Na meta de Técnicas na Produção, as ações propostas deverão contemplar no mínimo os seguintes itens: – Apoio aos suinocultores, oferecendo cursos periódicos, com objetivo de gerar motivação para funcionários, técnicos e proprietários, buscando o aperfeiçoamento da produção, produtividade e criando um ambiente saudável em nosso setor;
– Fornecer aos associados às informações atualizadas nos campos zootécnicas e novas opções de tecnologia, através da informatização e da criação de uma sala virtual com troca de informações entre os vários setores da nossa produção; Na meta de Comercialização e Marketing, as ações propostas deverão contemplar os seguintes itens: – Criação de ciclos de debates regionais, buscando a mudança na cultura do suinocultor, para que ele possa ter credibilidade e confiança na Associação, e traga o seu produto para dentro da entidade e realize seus negócios via APCS;
– Agilizar um Centro de Referência e Apoio Comercial aos produtores, facilitando informações diárias sobre o comportamento do mercado em âmbito nacional, estadual e nas regiões mais expressivas dentro do estado de São Paulo;
– Reativação da Sala de Negócios pelo site:
– Priorizar a criação do selo de origem Suíno Paulista, através de lei estadual, normatizando e rastreando nosso produto, conforme as exigências do mercado mundial, fortalecendo e trazendo um diferencial na comercialização e na valorização do nosso produto perante o consumidor final;
– Redefinir um calendário de ações de marketing, utilizando a Unidade Móvel, Feiras Agropecuárias e ações localizadas, com objetivo de fomentar a melhora do consumo e imagem do nosso produto perante a classe médica, nutricionistas e público em geral;
– Trabalhar junto às autoridades competentes, na agilização da Lei Estadual que implanta nos órgãos do governo de São Paulo, a inclusão de pelo menos uma vez por semana, a carne suína nas refeições patrocinadas pelo poder público.