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Plano de trabalho

APCS divulga seu plano de trabalho para a gestão 2003/2004.

Redação SI 05/12/2002 – A Associação Paulista de Criadores de Suínos (APCS), entidade que congrega os criadores de suínos do Estado de São Paulo. Fundada em 30 de março de 1967, na cidade de Ribeirão Preto, com várias finalidades, podemos destacar como um dos objetivos principais o fomento e a orientação do desenvolvimento da suinocultura no estado de São Paulo.

Ao longo dos 35 anos de existência, a entidade esteve presente nos momentos de maior importância no cenário das políticas do agronegócio paulista. Estamos vivendo uma nova realidade na agricultura moderna e globalizada, exigindo uma nova postura das lideranças e das entidades que representam o setor da produção primária e principalmente dos segmentos que sustentam alimentos essências para a população de um modo geral, diz o presidente da entidade, Valdomiro Ferreira Júnior.

Diante desse quadro, a diretoria da APCS, biênio 2003/2004, propõe um plano de Trabalho, com objetivos, metas e ações bem definidas, para que possamos ser analisados e avaliados durante esse próximo período de 24 meses de gestão administrativa, frente aos interesses da Associação Paulista de Criadores de Suínos. Nossa missão como agentes do processo é fazer uma associação interativa, onde o processo de informações preciso e rápido, traga suporte e alternativas para os suinocultores associados, diz.

A pirâmide das metas a serem efetuadas durante a gestão será alicerçada em três tópicos:

– SUPRIMENTO
– TÉCNICAS NA PRODUÇÃO
– COMERCIALIZAÇÃO E MARKETING

Na meta de Suprimento, as ações propostas deverão contemplar os seguintes itens:

– O monitoramento das áreas de plantio no país, principalmente os produtos milho e soja;
– Agir frente aos órgãos competentes, a inclusão de programas de incentivo de milho para as atuais áreas de pastagens no estado;
– Buscar junto a institutos de pesquisa, alternativas para utilização de leveduras na composição nutricional de nossos animais;
– Criação de Banco de Dados informatizados e on-line com objetivo de acompanhar, informar e monitorar o comportamento dos principais insumos utilizados em nossa cadeia produtiva da carne suína;
– Desenvolver um Programa de Controle da Produção dentro e fora do estado, para mensurar as necessidades e criação de estoques estratégicos conforme a realidade.

Na meta de Técnicas na Produção, as ações propostas deverão contemplar no mínimo os seguintes itens:

– Apoio aos suinocultores, oferecendo cursos periódicos, com objetivo de gerar motivação para funcionários, técnicos e proprietários, buscando o aperfeiçoamento da produção, produtividade e criando um ambiente saudável em nosso setor;
– Fornecer aos associados às informações atualizadas nos campos zootécnicas e novas opções de tecnologia, através da informatização e da criação de uma sala virtual com troca de informações entre os vários setores da nossa produção;

Na meta de Comercialização e Marketing, as ações propostas deverão contemplar os seguintes itens:

– Criação de ciclos de debates regionais, buscando a mudança na cultura do suinocultor, para que ele possa ter credibilidade e confiança na Associação, e traga o seu produto para dentro da entidade e realize seus negócios via APCS;

– Agilizar um Centro de Referência e Apoio Comercial aos produtores, facilitando informações diárias sobre o comportamento do mercado em âmbito nacional, estadual e nas regiões mais expressivas dentro do estado de São Paulo;
– Reativação da Sala de Negócios pelo site:

www.suinopaulista.com.br, com horários pré estabelecidos, (semanal) gerando troca de informações sobre o mercado naquele momento;
– Priorizar a criação do selo de origem Suíno Paulista, através de lei estadual, normatizando e rastreando nosso produto, conforme as exigências do mercado mundial, fortalecendo e trazendo um diferencial na comercialização e na valorização do nosso produto perante o consumidor final;
– Redefinir um calendário de ações de marketing, utilizando a Unidade Móvel, Feiras Agropecuárias e ações localizadas, com objetivo de fomentar a melhora do consumo e imagem do nosso produto perante a classe médica, nutricionistas e público em geral;
– Trabalhar junto às autoridades competentes, na agilização da Lei Estadual que implanta nos órgãos do governo de São Paulo, a inclusão de pelo menos uma vez por semana, a carne suína nas refeições patrocinadas pelo poder público.