Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

População da Coreia do sul paga 20% a mais pela carne suína em meio ao aumento dos custos dos grãos

A inflação ao consumidor da Coreia do Sul acelerou muito mais do que o previsto e atingiu uma alta de mais de 13 anos em abril

População da Coreia do sul paga 20% a mais pela carne suína em meio ao aumento dos custos dos grãos

O aumento do preço dos grãos em todo o mundo está pesando em países como a Coreia do Sul, que depende de importações para seus suprimentos de alimentos e é influenciado pelo aumento da demanda e preços mais altos de ração para gado, como suínos e frangos. Os preços da carne estão aumentando particularmente a pressão sobre os gastos das famílias.

A inflação ao consumidor da Coreia do Sul acelerou muito mais do que o previsto e atingiu uma alta de mais de 13 anos em abril. O índice de preços ao consumidor subiu 4,8 por cento em abril em relação ao ano anterior, acelerando de um aumento de 4,1 por cento no mês anterior e muito mais rápido do que um aumento de 4,4 por cento apontado em uma pesquisa da Reuters.

Na quinta-feira desta semana, a barriga de porco, que é comumente consumida pelos sul-coreanos, custava 150 yuans por quilo, um aumento de 20% em relação ao mês passado, de acordo com um relatório do China Media Group (CMG).

O aumento do preço da carne suína é principalmente liderado pelo aumento do custo da criação de suínos, de acordo com o relatório. O índice de preços ao produtor da carne suína subiu 28,2% em abril, segundo dados oficiais.

Devido ao aumento do custo das rações, o preço do frango e dos ovos também está subindo. Um criador de galinhas na Coreia do Sul disse que o custo de sua fazenda aumentou 42.000 yuans por dia, o que representa 50% do que no ano passado, devido ao aumento dos custos de alimentação, de acordo com o relatório da CMG. O repórter foi a vários supermercados de grande porte e mercados locais e descobriu que o preço dos ovos subiu cerca de 10% em relação ao mês passado.

Analistas dizem que os consumidores sul-coreanos podem enfrentar custos mais altos, já que os preços internacionais dos grãos ainda estão subindo. O governo sul-coreano disse que fornecerá subsídios em dinheiro aos pecuaristas para a compra de ração.

A auto-eficiência de grãos da Coreia do Sul é a mais baixa entre os membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico.