No ano passado, com a queda de alguns preços da carne, os preços do frango permaneceram altos. A forte demanda, problemas de abastecimento e até mesmo problemas de reprodução com galos de baixo desempenho mantiveram a pressão. A escassez de oferta fez com que alguns restaurantes, como o Wingstop, experimentassem itens menos populares, como coxas.
Mas agora as condições estão finalmente melhorando, abrindo caminho para quedas de preços à frente. No ano até outubro, sem ajustar as oscilações sazonais, os preços do frango subiram 14,5%, segundo dados do Bureau of Labor Statistics.
Mas em outubro, os preços caíram 1,3% em relação ao mês anterior. E promoções e ofertas estão ao virar da esquina.
A indústria avícola estadunidense conseguiu resolver um dos problemas que reduziram a oferta no ano passado – uma má escolha de galo que levou a menos pintainhos do que o esperado.
Em maio de 2021, a gigante avícola Tyson explicou que estava com falta de frangos por causa dos resultados decepcionantes com o tipo de galo reprodutor que havia escolhido.
“Estamos trocando um macho que, francamente, tomamos uma decisão ruim”, disse Donnie King, então diretor de operações da Tyson e presidente do grupo de aves, na época. Houve um “declínio inesperado” nas incubações no início daquele ano por causa do tipo de galo usado, explicou King, agora o CEO.
Tyson não era o único com o problema, observou Christine McCracken, diretora executiva de proteína animal do Rabobank. “Se você olhar para a indústria como um todo, havia problemas de produtividade que desafiavam vários operadores”, disse ela.
Desde então, os produtores “voltaram a uma ave mais tradicional”, disse ela.
Por que os preços do frango estavam altos
Mas os galos não carregam toda a culpa. Os processadores de frango foram pegos de surpresa pela recuperação repentina na demanda por serviços de alimentação em 2021, após o fechamento em massa de restaurantes em 2020, explicou Grady Ferguson, analista sênior de pesquisa da Gro Intelligence, uma empresa de análise de dados agrícolas.
A decisão de cortar a oferta em 2020 afetou o tamanho dos lotes em 2021 – você não pode encolher um lote de galinhas da noite para o dia. Efetivamente, os produtores apostaram em 2020 que a demanda ainda seria baixa em 2021 e anteciparam que uma oferta menor seria suficiente, disse ele.
Mas em 2021, a demanda voltou com força total. Por causa disso, os produtores de frango estavam “com pouca oferta [e] incapazes de atender à demanda dessa demanda inesperadamente quente e pós-isolamento” de frango, disse Ferguson.
Os preços começam a cair
Com oferta e demanda mais alinhadas, os preços no atacado vêm caindo nos últimos meses, e os preços no supermercado começam a acompanhar.
Leva algum tempo para que os preços mais baixos no atacado cheguem aos consumidores.
Em parte, isso se deve a contratos longos que protegem compradores e vendedores da volatilidade. É também porque as oscilações bruscas de preços no supermercado seriam chocantes para os consumidores, de modo que os varejistas preferem aumentar ou diminuir os preços continuamente, em vez de se ater ao que está acontecendo no mercado atacadista.
Ainda assim, uma queda nos preços no atacado acaba levando a uma queda nos preços no varejo, o que está começando a acontecer.
A queda marca uma reviravolta bem-vinda em relação aos preços mais altos do frango neste ano, que adicionaram um fator de estresse extra aos supermercados para os consumidores que estão se voltando para o frango como uma alternativa mais acessível à carne bovina e outros cortes caros de carne.
O frango ainda é mais barato em comparação com a carne bovina ou suína quando você olha para os preços de etiqueta, disse Jayson Lusk, chefe do departamento de economia agrícola da Purdue University.
“Se [os consumidores estão] sendo pressionados, seu poder de compra real está caindo, as aves vão parecer uma boa opção.” E mais supermercados provavelmente começarão a oferecer mais promoções de frango após os feriados.
Nesta época do ano, os compradores costumam procurar assados, ensopados, linguiças e, claro, peru. Os varejistas podem oferecer promoções em tais alimentos sazonais para atrair clientes.
Mas os clientes simplesmente não estão tão interessados em frango e, portanto, não faz sentido oferecer promoções no item nos feriados.
Mas isso provavelmente mudará no início do próximo ano, disse McCracken do Rabobank, assim que os feriados passarem e as pessoas tomarem novas resoluções,
“Todo mundo volta a comer carnes mais magras e saudáveis no início do ano”, disse ela. Isso significa que os negócios estão à frente.