Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Porto estuda redução nas tarifas

<p>O embarque dos contêineres refrigerados pelo Porto de Suape (PE) ficará mais barato na próxima safra, que deve começar em agosto.</p>

Redação (23/07/07) – A estratégia de Pernambuco em reduzir as tarifas portuárias deve evitar a perda de operações para os Estados da Bahia e do Ceará, principais concorrentes no Nordeste. "O objetivo é tornar as tarifas em Suape compatíveis com o que as cobradas hoje em portos como Pecém (CE) e Salvador, nossos principais concorrentes. Queremos voltar a um patamar de igualdade de preços com esses portos", informa o diretor de novos negócios do porto de Suape, Sidnei Aires.

O executivo informa que a redução prevista gira em torno de 15% do atual valor cobrado. "Com isso, diminuiremos entre R$ 80 e R$ 100 por contêiner embarcado", redução, que segundo Aires, já está praticamente entre o porto de Suape e o Tecon (Terminal de Contêineres).

A redução feita por Suape ocorrerá via diminuição do ICMS cobrado em taxas que incidem sobre a movimentação de carga ou operação portuária. Aires argumentou que não haverá perda de receita porque a expectativa é que ocorra um crescimento de 30% a 40% na exportação de frutas.

A redução das taxas deve entrar em vigor em agosto, como o início da safra de frutas e permanecerá, experimentalmente, até 30 de novembro. A informação é da Secretaria estadual de Desenvolvimento.

Porto de Suape, armadores e exportadores já agendaram uma reunião na semana que vem para analisar os detalhes para a implementação da diminuição nas tarifas.