O preço médio do frete rodoviário do agronegócio ficou em R$ 10,02 por quilômetro rodado no primeiro trimestre, um aumento de 19% quando comparado ao acumulado de 2022. O valor faz parte do Índice de Frete Repom (IFR), criado pela marca de gestão de pagamentos para frete do grupo Edenred Brasil. Ao levar em consideração todos os tipos de carga, o indicador aumentou 13% no período.
Somente em março, o preço médio do frete por quilômetro rodado ficou em R$ 7,97, 1% maior quando comparado a fevereiro e 13% superior ao mesmo mês de 2022.
“O aumento ainda é reflexo da escalada da safra de grãos que começou no início de fevereiro. Além disso, outros fatores logísticos como as condições de pavimentação em importantes estradas brasileiras acabam impactando o transporte de cargas e a velocidade no escoamento da safra, resultando em incremento no custo do frete”, diz em nota Vinicios Fernandes, diretor da Repom.
“Apesar dessa conjuntura, reduções do preço médio do diesel podem sinalizar quedas graduais na tabela no piso mínimo do frete ao longo do ano. Ainda assim, o preço do frete deve se manter elevado quando comparado aos anos anteriores”, conclui Fernandes. O preço do litro do diesel comum fechou a primeira quinzena de abril a R$ 6,15 em média, 2,41% menos que em março. Já o diesel S-10 foi comercializado a R$ 6,27, com recuo de 2% em relação ao mesmo mês.
Os dados são do Índice de Preços Ticket Log (IPTL). O IFR é levantado com base nas 8 milhões de transações anuais de frete e vale-pedágio administradas pela Repom.