Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Cursos

Prefeitura de São José oferece curso gratuito de agricultura

São José está com inscrições abertas para cursos gratuitos na área de agricultura. São 120 vagas para produtores joseenses e também de outras regiões.

Viver da agricultura é um desafio para os produtores rurais, e para o produtor rural Bruno Pascoaleto, a profissão não é diferente. Reaproveitando o que a natureza oferece e preservando o meio ambiente, Bruno ganha a vida produzindo cogumelos Shimeji e vendendo para restaurantes e feiras em São José dos Campos.

“Tudo é reaproveitado, a gente utiliza bagaço de cana, isso é processado e é um alimento para o Shimeji. O próprio Shimeji que não é aproveitado para o mercado, vira adubo. O cuidado, o carinho com o meio ambiente é muito importante”, disse o produtor.

Ele produz cerca de 10 kg do cogumelo por dia e todos os seus produtos são orgânicos, sem utilização de agrotóxicos. Ele é produtor da chamada agricultura sustentávels, que tem técnicas que podem ser aprendidas em cursos.

Curso

São José está com inscrições abertas para cursos gratuitos na área de agricultura. São 120 vagas para produtores joseenses e também de outras regiões.

“Esse curso envolve desde a questão de meio ambiente, como proteger o meio ambiente e fazer adequação legal. Os produtores tem que entender porque as leis exigem algumas coisas e como fazer legalmente isso e também ter a oportunidade de gerar renda e a produção sustentável”, afirmou Ricardo Novaes, diretor de planejamento da secretaria de Meio Ambiente.

O curso terá duração de três meses, entre os temas abordados estão legislação ambiental, uso de agrotóxicos, controle de erosão e manejo de água na propriedade. As aulas serão pela internet, mas os produtores também terão encontros presenciais.

“Tanto na abertura do processo, quanto no fechamento, mas também encontros intermediários para discutir os temas, fazer a reflexão conjunta, preparar os materiais, porque essa troca de experiências é muito importante pra gente”, disse o diretor.

Os interessados devem fazer uma pré-inscrição até o dia 11 de agosto na secretaria de Meio Ambiente, pelo telefone (12) 3909-4500 ou pelo e-mail [email protected]