[quotes_menu]

Bem-estar

Prêmio WSPA de Bem-Estar Animal

<p>Santa Catarina, através da FURB, conquista outra vez o 1º lugar em premiação nacional.</p>

Depois de seis meses de competição entre 100 grupos e 418 alunos, o grupo Anima Vita teve seus esforços recompensados ao conquistar o primeiro lugar no Prêmio WSPA de Bem-Estar Animal, ganhando uma viagem à Inglaterra. Seus integrantes se saíram bem nas cinco atividades teóricas e práticas propostas ao longo da disputa e julgadas criteriosamente por uma banca examinadora, formada por três especialistas em bem-estar animal.

Silvio Luiz Negrão, o professor orientador do grupo campeão – composto por cinco estudantes de Medicina Veterinária –, já tinha participado da edição 2008 do concurso. Na época, os alunos que ele orientou ficaram em terceiro lugar, o que preparou o terreno da vitória, uma vez que alguns integrantes do grupo anterior participaram também neste ano:

“O terceiro lugar no ano passado motivou bastante o grupo. Aprendemos a prestar atenção aos detalhes e também utilizamos a bagagem adquirida com a leitura anterior, que foi ponto-chave neste ano. Estávamos mais preparados, estruturados e dedicados”, revela Negrão.

Curiosamente, o grupo vitorioso do ano passado também foi da FURB (Fundação Universidade Regional de Blumenau), que parece ter se destacado novamente por ter uma política institucional voltada para o bem-estar animal, como explica Negrão:

“Trata-se de um curso em formação: estamos completando a primeira turma no ano que vem. Um de nossos objetivos é trabalhar o bem-estar e a ética animal. Temos disciplinas de bioética e disciplinas práticas, por exemplo, que usam métodos alternativos. Esse é um dos nossos diferenciais”.

Desta terceira edição do Prêmio participaram 70 universidades de 20 estados, desenvolvendo trabalhos sobre etologia, transporte, biotecnologia, abate humanitário, legislação e outros temas, de forma a abordar toda a cadeia produtiva, desde o nascimento dos animais até seu abate e o consumo. Parte do engajamento e da satisfação dos participantes do concurso vem justamente desses temas, como avalia Ingrid Eder, Gerente de Campanhas e coordenadora do Prêmio:

“Introduzimos novas atividades e recebemos muitos comentários positivos em relação ao material disponibilizado e ao aprofundamento no assunto da produção animal aliada ao bem-estar animal. Foi possível mostrar que essa relação não só é possível, como também é economicamente viável”.

Como recompensa, na última semana de janeiro os alunos do grupo Anima Vita e seu professor orientador ganharão uma viagem à Inglaterra para conhecer a sede da WSPA em Londres, a Fazenda Modelo em Oxford e também para se encontrar com professores renomados da área de bem-estar animal.

No segundo lugar houve empate técnico entre os grupos Amigos dos Animais (da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro) e Zoobem (da Universidade Federal de Sergipe). Ambos receberão como premiação vale-livros no valor de R$1.000. Já o terceiro lugar, ocupado pelo grupo Uffanistas (da Universidade Federal Fluminense), levará um vale-livros no valor de R$500. O mais interessante da competição não é a premiação em si, mas a aquisição de conhecimento ao longo do processo. Muitos grupos que sabem que não vão vencer optam por permaner até o final do concurso só por causa do aprendizado:

“Ao introduzir e desenvolver os conceitos em bem-estar animal aos futuros profissionais, melhoraremos o tratamento dado aos animais quando esses profissionais entrarem no mercado de trabalho. O Prêmio também tem um importante papel junto aos professores, que se informam e se interessam sobre o assunto, desenvolvendo-o também em sala de aula e atingindo, dessa forma, estudantes que não estão participando do concurso”, conta Ingrid Eder.

Os interessados em participar da edição 2010 do Prêmio WSPA de Bem-Estar Animal devem ficar atentos a partir de março do ano que vem, quando as inscrições serão abertas no website da WSPA Brasil