A baixa produção de carne suína por falta de ração, bem como o atraso na entrega de terras aos suinocultores, focou as críticas do presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, que neste sábado participou da Plenária Nacional de Suinocultores .
“Temos que estar cientes de que existem alternativas, que temos que gerar consenso, e também que temos que socializar as melhores experiências que estão respondendo ao principal desafio de aumentar a produção suína, que é na geração com fontes nacionais de alimento para esse pequeno gado”, disse o presidente, citado pelo jornal oficial Granma.
Até a reunião, realizada na sede do Ministério da Agricultura (Minag), vinham propostas como a necessidade de aplicar os resultados das pesquisas científicas e eliminar entraves burocráticos para a entrega das terras em usufruto aos produtores, segundo a mídia nacional.
Dada a falta de ração, as autoridades do setor agrícola têm pedido aos produtores que utilizem outras opções como plantar mandioca ou milho para alimentar os porcos, mas é notório o atraso na entrega de terras para este fim.