Durante o Simpósio da Integração Logística do Sul, realizado no primeiro dia da Mercoagro 2023, autoridades discutiram a relevância do projeto da Nova Ferroeste para o desenvolvimento da região Sul do Brasil. O evento contou com a participação de autoridades dos estados de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, buscando promover a união de esforços em prol do projeto ferroviário.
Em entrevista à Gessulli Agrimídia, o presidente da Aurora Alimento, Neivor Canton, que participou do Simpósio, ressaltou a importância da iniciativa e a colaboração entre diferentes níveis de governo. “Tivemos na terça-feira (12) um simpósio onde participaram autoridades de nível federal, estadual e local, dos estados de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e do Rio Grande do Sul. Uma movimentação para que o projeto da Ferroeste possa ganhar corpo e se estender atendendo interesses dos estados.”
Canton também expressou otimismo em relação ao andamento do projeto, afirmando: “Esperamos que no máximo em 2024 seja feita a licitação para proceder à concessão que hoje a legislação já estaria permitindo.”
O projeto da Nova Ferroeste visa criar uma extensa malha ferroviária, passando por diversos municípios nos estados da região Sul. Com a conclusão da ferrovia, está previsto que ela se torne o segundo maior corredor de transporte de grãos e contêineres do Brasil, promovendo o desenvolvimento econômico e a redução dos custos logísticos na região.
Ouça a entrevista completa com Neivor Cantor – Ferroeste e seu impacto no desenvolvimento: