O presidente do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), defendeu ontem (1), a extinção da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), empresa pública vinculada ao Ministério da Agricultura.
A Conab foi apontada por Oscar Jucá Neto, irmão do líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), como fonte de recursos para políticos do PMDB e PTB. Oscar foi demitido na semana passada do órgão após ordenar um pagamento irregular.
“Se extinguir a Conab, ninguém vai perceber que existia. A Conab, hoje, tem papel de nenhuma importância”, disse Raupp. Ele afirmou que as atividades de compra e distribuição de alimentos atualmente realizadas pela Conab poderiam ser repassadas a um departamento do Ministério da Agricultura.
O ministro da Agricultura, Wagner Rossi, defendeu o papel exercido pela Conab no atual cenário da agropecuária brasileira. “A Conab esteve para ser extinta na era Collor. Agora faz um trabalho melhor, ano a ano”, disse, destacando as ações da empresa na área de Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) e nos cálculos das estimativas de safra.