Redação AI (13/06/07) – Segundo o Gerente Técnico da Biovet, Marcelo Zuanaze, responsável pela apresentação, as vacinas são antígenos compreendidos em diversas categorias, capazes de estimular no organismo, por diversas vias, um estado de resistência parcial ou total contra uma infecção específica. “As vacinas podem ser vivas atenuadas, vacinas inativas ou mortas”, explica.
De acordo com Zuanaze, as vacinas podem ser de dois tipos, passiva e ativa, sendo que em ambas há a distinção entre natural e artificial. “Na imunização passiva natural há a transmissão materna e na artificial, pela soroterapia”, explica. “E na ativa natural, através da doença, e na passiva artificial, pela vacinação”, diz.
Segundo explica o Gerente Técnico da Biovet, Marcelo Zuanaze, as vacinas possuem algumas características que precisam ser identificadas. “As vacinas tem de ser livres de outros agentes infecciosos, é preciso que seja inócua, que não seja patogênica e é preciso ser identificável”, disse.
Durante o evento, Zuanaze apresentará a melhor forma de manejo das vacinas, e métodos de vacinação. “Cada método possui sua especificidade e necessidade de atuação”, afirma. Também serão abordadas as falhas na aplicação das vacinas aviárias. “O manejo das vacinas pode inativar através do manuseio e administração incorretos”, explica. “E é preciso lembrar que o monitoramento sorológico permite avaliar a performance da vacinação e do vacinador”, diz.