Os últimos números mensais de produção divulgados pela Defra mostram que o Reino Unido produziu 83 mil toneladas de carne suína em março, uma queda de 18% (-18.600 toneladas) em comparação a produção recorde de março de 2022.
É a menor produção registrada para o mês de Março desde 2019, quando a redução do número de abates e o menor peso das carcaças impactaram os volumes.
O abate de suínos ficou em 898.700 cabeças no mês, uma queda de 15% (-160.200 cabeças) em relação ao recorde de abates em março do ano passado e 8% abaixo da média de 5 anos. A redução do número de abates está levando ao declínio na produção, já que os pesos das carcaças permaneceram estáveis ??em 89kg.
Então, como isso se compara às perspectivas de mercado agrícola?
A produção acumulada no ano (janeiro a março) totaliza 232,1 mil toneladas, 16% (-44,4 mil toneladas) abaixo do mesmo período do ano passado. Isso está de acordo com nossa previsão de janeiro de 230 mil toneladas no primeiro trimestre de 2023.
A matança limpa de suínos totalizou 2,52 milhões de cabeças nos primeiros 3 meses de 2023, uma queda de 12% (-328.300 cabeças) ano a ano.
Em janeiro, previmos que o abate do primeiro trimestre totalizaria 2,53 milhões de cabeças. A produção para o segundo trimestre deve cair ainda mais, com alguns comentaristas da indústria afirmando que o pico da escassez de suínos provavelmente será sentido em maio.
Essas ofertas apertadas provavelmente manterão os preços previstos, com a União Europeia também esperando mais quedas de produção este ano. No entanto, a demanda também é um fator crucial com a crise do custo de vida impactando nas compras dos consumidores.
Nas 12 semanas encerradas em 19 de março, os volumes de vendas de carne suína no mercado varejista caíram 3,5% ano a ano, enquanto os aumentos de preços impulsionados pela inflação resultaram em um aumento de 12,5% nos preços durante o período.
Isso está um pouco acima de projeção de queda de demanda de 3%, no entanto, com a aproximação da temporada de churrasco, há oportunidade para os volumes de carne suína crescerem.
A maioria das categorias de produtos teve queda de volume, impulsionando a tendência geral, mas salsichas, carne moída, hambúrgueres e grelhados e costelinha de porco registraram crescimento no período de 12 semanas.