A Embrapa Suínos e Aves recebe na próxima semana uma equipe de pesquisadores dinamarqueses para discutir parcerias entre o Brasil e a Dinamarca na área de produção orgânica. “A Dinamarca se destaca na produção de aves e suínos e é um dos países mais avançados em produção orgânica, em produção sustentável. Podemos trocar muitas ideias e experiências”, diz Elsio Figueiredo, pesquisador da Embrapa Suínos e Aves.
O uso de alta tecnologia é uma das características do setor agrícola dinamarquês, que faz o país ser exportador de alimentos, inclusive de carne suína. “O que nós queremos é criar um sistema de produção orgânica mais adaptado ao Brasil, com maior sustentabilidade. Vários produtores estão tentando converter a produção de leite, carne e ovos em um sistema orgânico, mas é mais difícil do que a produção orgânica vegetal”, continua o pesquisador.
O contato entre a Embrapa e instituições dinamarquesas começou em 2007, quando foi assinado um memorando de entendimento. Depois, a Unidade recebeu pesquisadores das universidades de Copenhague e Aarhus.
Estarão no Brasil os pesquisadores John Hermanssen, do Departamento de Agroeocologia e Ambiente da Faculdade de Ciências Agrícolas da Universidade de Aarhus; Stig Thansborg, do Departamento de Parasitologia da Universidade de Copenhague; e Niels Halberg, diretor do ICROFS (sigla em inglês do Centro Internacional para Pesquisa em Sistemas de Alimentos Orgânicos, na tradução livre), com sede na cidade de Tjele.
Os pesquisadores europeus chegam no domingo a Passo Fundo (RS). No dia seguinte eles visitam uma cooperativa de produção de frangos coloniais em Tapejara (RS). Ainda na segunda-feira eles serão recepcionados em um jantar na Embrapa Suínos e Aves em Concórdia. Na terça-feira pela manhã os dinamarqueses se reúnem no auditório da Unidade para debater a proposta de um projeto com a chefia, pesquisadores e analistas.
Na quarta-feira, já em Curitiba (PR), acontece o workshop internacional “Desenvolvimento de novas estratégias para a produção pecuária: Dinamarca & Brasil”, promovido em parceria entre a Embrapa e a Universidade Federal do Paraná (UFPR). Neste encontro é esperada a formação de grupos de trabalho envolvendo os dois países. Cada grupo deverá ser responsável por elaborar um documento com os principais sistemas que podem se beneficiar de propostas colaborativas a serem discutidas em novembro de 2011, durante um workshop a ser realizado na Dinamarca. A comitiva dinamarquesa encerra sua visita na quinta-feira, quando os pesquisadores conhecerão produtores orgânicos do entorno de Curitiba.