Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Professores do Norte e Nordeste conhecem sistema PAS

<p>Professores de Escolas Agrotécnicas das regiões Norte e Nordeste do país, estiveram na manhã de ontem em Concórdia, conhecendo o Projeto ACCS de Sustentabilidade, PAS.</p>

Redação SI (02/05/07) – Um curso de Pós Graduação, em nível de Mestrado da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, direcionado a professores de Escolas Agrotécnicas, instigou a busca por novidades e tecnologias para resolver problemas ambientais causados por dejetos de suínos. Na busca por estas novidades, o professor de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas, Everaldo Zonta, que é natural de Seara, mas mora no Rio de Janeiro há mais de 20 anos, chegou até a Associação Catarinense de Criadores de Suínos, ACCS, para conhecer os projetos da Entidade neste sentido.

A primeira propriedade visitada foi a Granja Suruvi, onde está instalado o projeto piloto  de biodigestor, que já está em funcionamento, gerando energia através do gás. O objetivo do projeto é comercializar os créditos de carbono através do Protocolo de Kioto.

Outro projeto visitado, foi o sistema de compostagem através de maravalha que absorve todo o dejeto de suíno produzido e transformado em adubo sólido, eliminando todo o problema de poluição causado, bem como o cheiro e aglomeração de moscas.

O professor de suinocultura da Escola Agrotécnica Federal de Salinas em Minas Gerais,  Antonio Roque Sarmento de Oliveira, diz que no seu município, há apenas seis produtores de suínos e com uma média de 36 matrizes por produtor. “Lá uma granja que tiver 50 matrizes é um grande produtor e este sistema de compostagem é muito próprio para a região”, destaca. No Colégio Agrícola de Salinas, mais de 100 alunos por ano formam-se e são colocados no mercado de trabalho.

O coordenador do curso de Pós Graduação, Gabriel de Araújo Santos, conta que já viajou muito para o exterior a procura destas novas teconolgias, mas nunca encontrou uma que fosse viável. “Procuramos fora o que pudemos encontrar aqui, com muito mais competência”. Araújo adianta que é estimulante para os professores, que também podem passar para os alunos uma condição de esperança de melhoria do Meio Ambiente, que está se trabalhando novas expectativas de produção com viabilidade da suinocultura.
 

Segundo Zonta, o projeto como um todo que foi visitado, já bastou para que se levasse para a Universidade o exemplo de projeto prático, eficiente e revolucionário. “Só este sistema que visitamos, já valeu pela viagem toda”, finalizou.