Redação (10/07/07) – O projeto tem como primeiro passo a implantação do Programa 10S, condição para o funcionamento de todo o sistema de gestão da qualidade da Embrapa Suínos e Aves, que tem como meta ainda a busca por certificados reconhecidos internacionalmente, a exemplo das normas ISO 17.025 (para as análises de rotina nos laboratórios e para as Boas Práticas de Laboratório), 9.001 (gestão de processos) e 14.001 (gestão ambiental).
O programa foi lançado na manhã desta segunda-feira, 9 de julho, no auditório da Embrapa Suínos e Aves, em Concórdia (SC). Participaram do lançamento os empregados da Unidade, que receberam uma cartilha com todas as informações sobre o programa. O 10S é uma variação ampliada do 5S, método japonês de organização dos ambientes de trabalho que se espalhou pelo mundo a partir do início dos anos 90. O Programa 10S tem como principal objetivo "melhorar o ambiente de trabalho no sentido físico, lógico e mental".
Cada "esse" significa um senso, ou seja, uma dimensão a ser trabalhada dentro do ambiente de trabalho. Os primeiros cinco sensos são os tradicionais, que compõem os programas de 5S: utilização, ordenação, limpeza, saúde e auto-disciplina. O programa ganha um alcance maior com os outros cinco sensos, que são: determinação de união, treinamento, economia e combate ao desperdício, senso de princípios morais e éticos e responsabilidade social. "Os 10 sensos propõem uma nova forma de trabalhar, visando o bem-estar dos empregados e o crescimento da empresa", explicou o chefe-geral da Embrapa Suínos e Aves, Elsio Figueiredo.
Até setembro
A primeira etapa do programa será desenvolvida até 9 de setembro. Dentro desse período serão desenvolvidas as ações práticas previstas dentro dos primeiros cinco esses. "Os empregados farão o descarte de materiais e equipamentos que não são utilizados em cada ambiente. Depois, partirão para a identificação do que for considerado útil", descreveu a analista Lorien Zimmer, que coordena o programa juntamente com a analista Claudete Hara Klein. O senso saúde será trabalhado com o reforço nas sessões de ginástica laboral.
O Programa 10S da Embrapa Suínos e Aves está sendo implantado com o apoio do Senai Santa Catarina, que presta consultoria sobre gestão de qualidade desde o ano passado. Para o chefe-adjunto de Administração da Unidade, Dirceu Benelli, o programa tem boas chances de dar certo porque é calcado em práticas simples, que promovem o crescimento contínuo das pessoas. "É um processo estruturado para mobilizar a organização no uso responsável dos recursos nos aspectos físicas, procedimentos e atitudes", afirmou Benelli.