Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Programa de Melhoramento Genético do Avestruz Brasileiro entra em reta final

<p>Um sumário será editado para circular no WOC 2006 - World Ostrich Congress.</p><p></p><p></p>

Redação AI (01/09/06)- Lançado em 2004, o Progestruz conta atualmente com 1400 aves cadastradas, e entra em fase final de coleta de dados entre os criadores. Porém, para ser fechado, o programa necessita que os dados sobre as aves sejam enviados com urgência pelos criadores até o dia 10 de setembro, para serem compilados e finalizados a tempo do Sumário ser editado para circular no WOC 2006 – World Ostrich Congress.

Nosso plano é mostrar ao Brasil e ao Mundo os resultados deste programa de seleção durante a grade principal do WOC 2006, que ocorrerá em outubro, em São Paulo/ SP. Para isto, precisamos que os criadores alimentem, através de área restrita no site da ACAB, os dados produtivos das aves que inseriram no PROGESTRUZ, inclusive com informações sobre a progênie das aves, reforça a Gerente do Programa, Dra Flávia DallIgna Rosa. Segundo Dra. Flávia, o programa começou com apenas 240 aves inscritas e, das 1400 que o compõe atualmente, ainda faltam informações de cerca de 1000 animais.

Flávia ressalta que os criadores que não receberam seus logins e senhas para ingressar no site e efetuar a alimentação de dados devem entrar em contato, com urgência, solicitando estas informações. Precisamos da colaboração de todos para que o programa continue evoluindo e servindo como ferramenta para a estrutiocultura, trazendo os tão esperados resultados de suas aves. Contamos com vocês, criadores, que acreditaram e pagaram por isto!, ressalta dra. Flávia.

As planilhas

Os criadores já possuem as planilhas para levantamento dos dados desde o ano passado, sendo que em julho deste ano, elas foram reenviadas, visando relembrar os criadores sobre a alimentação das mesmas com os dados sobre as aves de seus plantéis. As informações necessárias estão descritas em um Guia de Preenchimento, que também foi enviada ao criador juntamente com as planilhas.

As informações a serem coletadas dividem-se em cinco etapas: duas a serem preenchidas pelo técnico do PROGESTRUZ e três, pelo próprio criador. Os dados referem-se à: Cadastro das Aves e Dados Fenotípicos (Técnico) e Dados Reprodutivos, Dados de Incubação de Ovos e Controle de Filhotes (Criador).

Vantagens
O criador associado a ACAB que registrar suas aves no PROGESTRUZ terá seu plantel avaliado por características fenotípicas e genéticas, fornecendo à UNESP os dados produtivos das matrizes e reprodutores avaliados.

O objetivo maior deste programa é proporcionar ao criador uma ferramenta de trabalho com dados concretos para descarte e seleção (e futuro melhoramento) de seu plantel. Segundo Flávia DallIgna Rosa, com estes dados, o criador poderá realmente conhecer as aves produtivas e selecionar seus filhotes, realizar o descarte de aves improdutivas, que acabam gerando custo, sem retorno algum. Além disso, as aves selecionadas que tiverem índices superiores, serão cruzadas com outras de índices superiores também e, o criador terá de médio a longo-prazo, um plantel com aves de excelentes índices produtivos, descartando aves com anomalias e fatores improdutivos, ressalta a gerente do Progestruz.

Por isso, Rosa afirma que estas aves certamente poderão ser comercializadas á valores superiores, já que o criador terá investido neste diferencial. Também devemos lembrar que a produção de aves superiores também nos leva a um excelente posicionamento no cenário mundial, com relação à qualidade genética, formando inclusive, um banco genético de reprodutores de qualidade inquestionável, avalia a especialista.

Inédito em todo o mundo, o PROGESTRUZ é o projeto mais audacioso em andamento, na área técnica, da Associação dos Criadores de Avestruzes do Brasil (ACAB) e seu sucesso depende da efetiva participação dos associados. A compilação e análise dos dados, que estão armazenados num software específico instalado no site da ACAB, será realizado pelo Departamento de Pesquisa da Faculdade de Ciências Agrárias da Unesp-Botucatu, sob responsabilidade do melhorista Alcides de Amorim Ramos.