Como parte do programa de criação de suínos,a província de Villa Clara, em Cuba, agora tem 170 criadores, 20 machos reprodutores e 48 fazendase que possuem essa espécie em suas formas produtivas, de acordo com informações fornecidas por Héctor Torna, delegado provincial da agricultura.
Também existem três conservas de suínos no setor cooperativo e de agricultores, e está sendo feito um trabalho para criar um centro multiplicador no município de Placetas, a fim de fornecer aos produtores o terreno fértil para a promoção dessa atividade.
No final de janeiro, o suinocultor havia vendido 84.836 kg de carne para consumo na província, a entidade mais proeminente nesse indicador.
Com relação ao programa de aves, a Villa Clara possui quatro unidades dedicadas à avicultura alternativa, uma unidade de incubação na Universidade Central, 57 produtores especializados e 94 módulos de gado.
A província também tem o movimento de pátios familiares que foram vendidos até o momento 20 mil 369 galinhas de criação e 86 mil 263 semi-rústicos.
No final de janeiro, a Companhia Avícola vendeu dois mil 757 kg de carne ao consumo do território.