Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Programa orgânico sai até janeiro

Segundo o coordenador do Colegiado Nacional da Produção Orgânica do Mapa, Rogério Dias, o programa visa elevar o número de produtores e a área ocupada com orgânicos.

Da Redação 15/12/2003 – 05h00 – Até janeiro deve estar pronto o programa nacional para desenvolvimento da agricultura orgânica no país. O grupo de trabalho do Ministério da Agricultura definiu semana passada, em Brasília, 12 ações prioritárias, incluindo incentivo à pesquisa, linhas de financiamento e promoção comercial. A primeira iniciativa será uma campanha de divulgação. Segundo o coordenador do Colegiado Nacional da Produção Orgânica do Mapa, Rogério Dias, o programa visa elevar o número de produtores e a área ocupada com orgânicos, criando mecanismos que facilitem a adesão. O Mapa buscará ajuda dos estados para mapear demandas e multiplicar dados e ferramentas de desenvolvimento. Os colegiados estaduais ganham força e, por isso, devem ser remodelados para ampliar a representatividade da cadeia produtiva.

As ações serão debatidas na instalação da Câmara Setorial da Agricultura Orgânica, provavelmente esta semana, quando será sancionada por Lula a lei da agricultura orgânica aprovada pelo Congresso. O chefe de Sanidade Vegetal do Mapa/RS, José Costa Jr, coordenador do colegiado gaúcho, adiantou que, com a sanção, as certificadoras que atuam no RS serão fiscalizadas. As certificadoras estavam agindo quase que livremente pela falta de uma lei específica. Pode ter certeza que haverá recuo significativo da oferta.