O Projeto Agro.BR alcançou, em agosto, um número recorde de mais de mil empresas rurais atendidas e que estão engajadas em buscar o comércio internacional para os produtos agropecuários.
Desenvolvido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com a ApexBrasil, o projeto é voltado principalmente para ajudar pequenos e médios produtores a fechar negócios com outros países, diversificando a pauta de exportações do setor.
O coordenador de Promoção Comercial da Diretoria de Relações Internacionais da CNA, Rodrigo da Matta, afirmou que há empresas atendidas nas 27 unidades da Federação e, de todas que participam do projeto (1.055), aproximadamente um terço já exporta para outros países. Todas são capacitadas para entender o comércio exterior e ter seus produtos presentes no mercado internacional.
“Ampliamos o número de estados, promovemos mais rodadas de negócios e nossos consultores estão sempre em contato direto com o empreendedor. Há uma nova rotina de atendimento tanto para a capacitação quanto para a elaboração de planos de negócios”, disse.
Atualmente, sete estados têm escritórios do Projeto Agro.BR: Bahia, Ceará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rio Grande do Sul e São Paulo. Os escritórios estaduais que atuam nestas unidades são responsáveis também por atender outros estados próximos e na mesma região. “Queremos ampliar cada vez mais esse relacionamento e promover uma proximidade ainda maior dos consultores com os participantes”, acrescenta.
Outro ponto destacado pelo coordenador é a atuação dos escritórios internacionais da CNA em Xangai (China), Dubai (Emirados Árabes Unidos) e Singapura, que atuam para que os participantes tenham um acesso mais eficiente nesses mercados, além de estarem sempre próximos e participando das principais feiras e eventos e trazendo as inovações comerciais desses mercados.
Desta forma, os produtos considerados prioritários dentro do projeto, como cafés especiais, frutas e derivados, chocolates, lácteos e produtos apícolas podem acessar mercados externos com o apoio dos escritórios.
Outros produtos com grande potencial para exportação como azeites especiais, nozes, castanhas e derivados, geleias, molhos e temperos também estão na pauta do projeto.
“Temos um roteiro claro do que o produtor precisa para agilizar sua exportação, a partir do mapeamento da sua capacidade de exportação e o avanço na jornada do empreendedor para identificar em que ação ou evento é o mais adequado para ele estar presente”, reforça o coordenador.
Nivia Macedo Freire Alcici, CEO da Essenciale Ltda, empresa de Minas Gerais especializada em produtos apícolas, conheceu o Agro.BR há três anos. As exportações já faziam parte da rotina da agroindústria, mas a executiva enxergou a possibilidade de ampliar oportunidades.
“Definindo o antes e o depois, podemos dizer que o projeto de fato ampliou oportunidades. Rodadas de negócios sempre ajudam a conhecer melhor o mercado e nos faz pensar no que melhorar. Assim, aprimoramos o que já fazemos.”, disse Nivia.
A empresa já exporta há 23 anos e vende seus produtos para 17 países na América do Sul, América Central, União Europeia, Oriente Médio e Sudeste Asiático. “Participar do projeto Agro.BR realmente se tornou um diferencial positivo para nossa empresa”, completa.
Izabel Delmondes é sócia da Blue Forest Cocoa, empresa que comercializa derivados de cacau na Bahia, como nibs de cacau e cacau em pó. Ela se inscreveu no Agro.BR em busca de informações sobre mercados para colocar seus produtos no exterior. Junto com os treinamentos, começou também a participar de rodadas de negócios.
Com as capacitações, ela já vislumbra novos horizontes e planeja o mercado internacional em um futuro próximo. “Antes eu quase nada sabia do como exportar, formar preço para venda nos mercados, internos e externos, rotulagem. Aprendi muito com o programa Agro.BR”