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Bem-estar Social

Projeto b.e.n. visa erradicar a desnutrição de 1 milhão crianças e mulheres no Brasil

O objetivo é gerar renda para famílias carentes em comunidades rurais e, nos próximos dez anos, erradicar a desnutrição

Projeto b.e.n. visa erradicar a desnutrição de 1 milhão crianças e mulheres no Brasil

A DSM, empresa global de origem holandesa voltada para a saúde, nutrição e biociência e maior fornecedora mundial de vitaminas e micronutrientes, acaba de lançar o projeto Bem Viver e Nutrição (b.e.n.), após a conclusão do formato-piloto em Rebouças, interior do Paraná, e Lima, no Peru. O objetivo é gerar renda para famílias carentes em comunidades rurais e, nos próximos dez anos, erradicar a desnutrição de 1 milhão de crianças e de mulheres em idade fértil em todo o Brasil, e de 2 milhões de pessoas com nível de desnutrição acima de 30% e de mulheres com nível de anemia acima de 50%, nos dois países. Mais de 12 mil crianças em idade escolar estão sendo beneficiadas no Brasil com a inclusão dos ovos fortificados na merenda escolar e a meta é chegar a 30 mil pessoas das 12 cidades de Rebouças e região, impactando 2,3 mil famílias em situação de vulnerabilidade social. No Peru, cerca de 70 mil pessoas são impactadas direta ou indiretamente no primeiro ciclo de produção, que compreende 15 a 18 meses de produção. Nos primeiros três anos, almeja ter pelo menos 15 novos parceiros nos dois países e cobrir cerca de 20% das populações vulneráveis da região. 

“Trata-se de um modelo de negócio inovador, que estimula a produção de ovos com alto nível nutricional por granjeiros locais e o torna mais acessível nas comunidades que apresentam déficit de proteína animal na alimentação. Isso além de realizar parcerias com instituições públicas de ensino, possibilitando que as crianças cresçam mais saudáveis e com melhora no desenvolvimento cognitivo, intelectual e motor”, explica Luiz Leite, diretor do programa pela área de Produtos de Nutrição da DSM. A ação é inspirada no programa Lenziemill, realizado desde 2016 no Malawi (África), um dos países mais pobres do mundo”. 

No modelo de negócio do b.e.n., a DSM é a responsável por todo o treinamento e implementação comercial, enquanto seus parceiros se responsabilizam pela produção e suporte às granjas familiares. A comercialização se dará por meio de quatro canais de vendas: institucional, com parceria com governos; direto, para venda porta a porta; por meio de agentes remunerados a partir da venda dos ovos; e vendas no pequeno varejo da região e redes maiores de abastecimento. 

“O b.e.n. é uma ação de longo prazo, que apoia a busca pela segurança alimentar da região onde é implementado e aumenta o acesso da população a um alimento de qualidade, por meio de importantes parcerias para dar o apoio completo ao produtor, além de negociações vantajosas no mercado, que refletem em menor custo ao granjeiro”, reforça Mauricio Adade, presidente da DSM na América Latina.

No Brasil, a atual parceira do b.e.n. é a Golden Aves, empresa paranaense que atua na organização de agricultores familiares, produção, gestão e comercialização de frango de corte caipira, na região de Rebouças (interior do Paraná). 

Já no Peru, conta com a Nutricorp, empresa que opera na indústria avícola há 20 anos, e com a Asociación de las Bienaveturanzas, do Padre Omar Sánchez Portillo, representante peruano da Caritas, confederação da Igreja Católica que através de grupos de voluntários auxilia pessoas pobres e vulneráveis da sociedade. A Associação recebeu 16 mil aves e tem capacidade de produzir mais de 13 mil ovos ao dia. O projeto beneficia mais de 22 mil pessoas que a Associação aloja em suas creches e albergues, sendo crianças, adultos com incapacidades mentais ou motoras, doentes em fase terminal e idosos que viviam nas ruas e foram acolhidos. Além disso, os ovos produzidos serão vendidos porta a porta por pessoas acolhidas pelo Padre Omar, que terão uma renda baseada na venda direta.

DSM e o combate à desnutrição

A DSM usa sua expertise em ciências nutricionais para ajudar as pessoas desnutridas a terem melhor qualidade de vida. Além de seus micronutrientes essenciais fortificarem a dieta de aproximadamente 100 milhões de pessoas todos os anos, a DSM participa de ações para minimizar o problema, como o projeto África Improved Foods (AIF), onde a companhia investiu em uma fábrica em Kigali, em Ruanda, que produz alimentos enriquecidos para 1,5 milhão de crianças e jovens mulheres desnutridas. A DSM mantém parceria com diversas instituições, ONG’s e empresas para idealização e implementação de projetos que visam o combate à desnutrição, como: UNICEF, Programa Mundial de Alimentos, entre outros. Em setembro de 2021, anunciou uma série de novos compromissos, os Food System Commitments, com o objetivo de abordar os desafios sociais e ambientais urgentes relacionados à forma como o mundo produz e consome alimentos. Entre eles, está o comprometimento da companhia de ajudar a preencher a lacuna de micronutrientes de 800 milhões de pessoas até 2030 por meio de alimentos básicos fortificados e suplementos de saúde. A DSM também se comprometeu a apoiar a imunidade de 500 milhões de pessoas até 2030, intensificando seu papel no fornecimento de vitaminas, minerais e outros ingredientes essenciais, além de alcançar 150 milhões de pessoas com alimentos proteicos nutritivos e sustentáveis à base de plantas e a apoiar os meios de subsistência de 500 mil pequenos agricultores em cadeias de valor.