O Ministério da Agricultura e Irrigação (Minagri) lançou dois projetos produtivos na comunidade Saramurillo do rio Marañón que beneficiarão 25 comunidades agrícolas no distrito de Urarinas, na província de Loreto.
“Melhoria do serviço de apoio à produção de galinhas crioulas melhoradas” e “Projeto de apoio à produção da cadeia produtiva da banana” são os projetos que são cumpridos no âmbito dos compromissos do Projeto Especial Datem del Marañón-Alto Amazonas -Loreto-Condorcanqui del Minagri.
Esses projetos visam melhorar a qualidade nutricional das famílias beneficiárias, com base em carnes, ovos e derivados de banana; também, capacite as mulheres, formando grupos de empreendedores para se envolverem em fins comerciais de excedente de produção.
O investimento ultrapassa 5 milhões de soles e sua execução será realizada em trabalho conjunto com as organizações indígenas beneficiárias da área e o município de Urarinas, a fim de alcançar o impacto e o sucesso de ambos os projetos.
Projetos produtivos
O projeto de galinhas melhoradas contempla a construção de galpões para cada beneficiário, plantando um quarto de hectare de milho para a fonte alimentar de suas galinhas, campanhas de saúde animal para controlar doenças e assistência técnica permanente durante os dois anos que o projeto durará.
No caso da produção de banana, serão concedidas plantas artesanais que serão utilizadas na produção de derivados como farinha, flocos, bolos, iogurtes, etc.
A cerimônia de lançamento protocolar ficou a cargo do diretor executivo do Projeto Especial Datem del Marañón-Alto Amazonas-Loreto-Condorcanqui, Gustavo Torres Vásquez; e contou com a presença do presidente da Federação das Comunidades Nativas de Marañón e Chambira, Riter Ararima Yuyarima; a prefeita do distrito de Urarinas, Lline Linares Rojas, os 25 membros das comunidades beneficiárias e centenas de membros da comunidade que demonstraram seu apoio e comprometimento esmagadores.